O lugar do Brasil no mundo de hoje

SOBERANIA EM DEBATE

O lugar do Brasil no mundo de hoje

Sexta-feira, 9 de julho, às 19H00

Cresce a pressão nas ruas, em todo o país, e também em cidades mundo afora, pedindo o impeachment do presidente Bolsonaro. Mergulhado numa crise da Saúde sem precedente, com os escândalos revelados a cada momento pela CPI da Covid, que ainda não chegou ao fim, o Brasil vive também a desindustrialização da economia e a brutal devastação ambiental.

Enquanto isso, o ressurgimento do pensamento progressista na América Latina ecoa na Argentina de Alberto Fernández, na Bolívia de Luis Arce, no México de López Obrador, e agora no Peru de Pedro Castillo. E nos EUA, sob a gestão Biden, parecem soprar ventos mais amenos.

Para falar sobre a inserção do Brasil no mundo de hoje, para onde caminhamos efetivamente, o chanceler Celso Amorim é o convidado do Soberania em Debate desta sexta. Amorim foi indicado, em 2009, por David Rothkopf, comentarista da revista Foreign Policy, “o melhor chanceler do mundo”.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ – mantém sua agenda via recursos on-line, em respeito à gravidade da pandemia.

Debatedor:

Celso Amorim – Diplomata, Ministro das Relações Exteriores nos governos de Itamar Franco e Lula, e Ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff. Formado pelo Instituto Rio Branco, é pós-graduado em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria. Entre 1995 e 1999, foi chefe da Missão Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), da qual chegou a ser presidente do Conselho de Segurança. Foi embaixador do Brasil no Reino Unido antes de assumir o Itamaraty, em 2003,  após convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa

(21) 98899-9919

Você pode gostar...