Categoria: Notícias

Uma “fuga de cérebros” ameaça o Brasil e a soberania nacional

Em março deste ano o governo anunciou corte de 44% (ou R$ 2,2 bilhões) no orçamento federal destinado à Ciência, Tecnologia e Inovação de 2017, que já era quase a metade do investido em 2014. Os cortes preocupam especialistas, que os caracterizam como uma ação “irresponsável” e “desprovida de senso de futuro”. A medida compromete o incentivo à pesquisa e o funcionamento de centros e laboratórios, levando vários pesquisadores a deixarem o Brasil em busca condições adequadas de trabalho em outros países.

Leia mais »

Liminar que autoriza reorientação sexual, PL no Senado, censura à arte e Meirelles pedindo reza: os ataques aos direitos e à ciência

A liminar do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, que autorizou em liminar tratamentos para “reorientação sexual”, o PL 174/17 do Senado para regulamentar terapias, a censura à exposição do QueerMuseu, ou Henrique Meirelles pedindo orações para que a economia melhore: contra gays e não gays, o conservadorismo, o pensamento obscurantista, não científico e não libertário está no ataque.

Leia mais »

Mobilização contra privatizações terá caminhada no Rio e paralisação no setor elétrico

A Frente Brasil Popular e a Plataforma Operária e Camponesa da Energia definiram o próximo 3 de outubro como o “Dia de Luta pela da Soberania Nacional”. O objetivo é mobilizar pessoas em todo o país contra as privatizações anunciadas pelo governo Temer, que incluem parte da Petrobras, o sistema Eletrobras e até a Casa da Moeda. No Rio de Janeiro, ocorrerá o ato nacional, com uma marcha no centro da capital. A Federação Única dos Urbanitários (FNU) também prepara paralisação nacional no setor energético.

Leia mais »

Nova Rede Parlamentar em Defesa da Soberania Energia e Nacional vai combater a privatização do setor

Deputados, senadores, movimentos sociais e entidades sindicais lançaram a Rede Parlamentar em Defesa da Soberania Energética e Nacional, com a campanha “Energia não é mercadoria”. O objetivo da campanha é mobilizar setores da sociedade envolvidos com a defesa da soberania energética brasileira, nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Prevê uma agenda de atividades em defesa do setor elétrico estatal e contra a iniciativa do governo de privatização da Eletrobras. Os participantes da nova frente aprovaram a realização de um abaixo-assinado contra a entrega da empresa ao capital financeiro, para ser levado ao Congresso até dezembro.

Leia mais »

Ato pela liberdade religiosa no Rio cobra ação do Estado contra ataques a terreiros

A 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa reuniu cerca de 50 mil participantes, segundo os organizadores, neste domingo (17), no Rio. Líderes católicos, cristãos, budistas, judeus, espíritas, umbandistas e candomblecistas, entre outros presentes ao evento, criticaram a impunidade das agressões cometidas contra as religiões de matriz africana. O babalawô Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), criticou a omissão do Estado. Este ano, só em Nova Iguaçu, foram sete terreiros atacados, em comparação a dois casos de agressão no município em 2016.

Leia mais »

Cresce o número de engenheiras nos canteiros de obras, mas machismo persiste, mostra estudo

Entre 2002 e 2013, a presença de engenheiras nos canteiros de obra cresceu 149,3%, enquanto o aumento para engenheiros foi de 54,7%. Mesmo assim, os homens continuam sendo maioria no ramo: cerca de 230 mil engenheiros civis estavam ocupados, sendo 190 mil homens e apenas 40 mil mulheres, segundo a PNAD/IBGE de 2015. Apesar do crescimento da atuação das mulheres neste ambiente, as práticas de machismo persistem. Falta de banheiro feminino, desvalorização profissional e naturalização do assédio moral são algumas das dificuldades enfrentadas pelas engenheiras.

Leia mais »