Categoria: Notícias

Estudantes da UFRJ criam coletivo em defesa de uma engenharia popular e da soberania nacional

Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançaram o Coletivo Força Motriz, “em defesa de uma prática de engenharia mais popular e comprometida com o desenvolvimento e a soberania nacional brasileira”. Na apresentação do coletivo, publicada em sua página no Facebook, os participantes destacam o papel transformador da Engenharia, que, segundo eles, tem sido deixado de lado no país – por exemplo, em grandes projetos, como os da usina de Belo Monte, que desconsideram aspectos éticos, impactos humanos e ambientais.

Leia mais »

No Rio, Grito de Carnaval defendeu o direito de Lula ser candidato em 2018

“Não vamos permitir que o Judiciário julgue e condene Lula, porque não há provas contra ele”, afirmou a petroleira Náustria Albuquerque, coordenadora do Comitê da Zona Sul da Frente Brasil Popular, que participou, neste sábado (13), do Grito de Carnaval em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato, no Rio de Janeiro. “Nosso papel é mobilizar a sociedade. Eleição sem Lula é golpe.” O dia foi de manifestações em todo o país. O diretor do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), José Noronha, também presente ao Grito de Carnaval, destacou que o “julgamento é ilegal e ilegítimo”. O momento, agora, diz ele, “é de reunir as forças democráticas, para, em 2018, termos a oportunidade de derrotar a coalizão golpista”.

Leia mais »

Inscrições abertas para Especialização em Turismo Cultural no Instituto de Pesquisa Pretos Novos

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) está com inscrições abertas para Especialização em Turismo Cultural, pós-graduação lato sensu. O curso tem 396 horas totais, não incluído o tempo dedicado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com aulas às quartas-feiras, das 18h às 22h, iniciando no dia 6 de março. Antes dessa data, uma aula inaugural está programada para fevereiro, em data a ser marcada.

Leia mais »

Dia 9, Plenária pela Democracia organiza resistência à tentativa de fraude eleitoral

A Frente Brasil Popular vai realizar no próximo dia 9 (terça-feira), no Sindicato dos Bancários do Rio, um evento aberto para organizar as caravanas que vão a Porto Alegre no próximo dia 24 de janeiro e outras mobilizações contra a tentativa de violação do processo eleitoral. A Plenária pela Democracia defende o direito de Lula concorrer às eleições, posiciona-se contra a retirada de direitos e por um Brasil livre e soberano. No ato, a Frente vai distribuir material e preparar o Carnaval pela Democracia, já marcado para dia 13 de janeiro na Praça XV, além de atos no Rio para quem não for ao Rio Grande do Sul no dia 23. O Sindicato dos Bancários fica na avenida Presidente Vargas, 522, 22º andar, e o início da Plenária está marcado para 18h30.

Leia mais »