Categoria: Notícias

Featured Video Play Icon

Entenda o que pode acontecer a Temer, com a denúncia no STF

Nesta segunda-feira (26/6), foi protocolada no Supremo Tribunal Federal a denúncia contra Michel Temer, feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por crime de corrupção. O advogado e ex-presidente da OAB, Wadih Damous, deputado federal (PT-RJ), explica os próximos passos do processo. É a primeira vez na História do Brasil que um presidente é investigado e denunciado pela prática de crime comum.

Senge-RJ defende integração dos movimentos sociais à frente parlamentar pela soberania

A Frente Parlamentar Mista de Defesa da Soberania Nacional, lançada na quarta-feira (21), no Congresso, foi saudada pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio dos Santos, como “da maior importância, neste momento que há claramente um ataque à soberania do país”. Segundo ele, “a Frente é muito oportuna, mas é fundamental que se estenda para além do parlamento e busque articulação com os movimentos sociais engajados nessa causa.”

General Villas Bôas, comandante do Exército, critica assassinatos em massa no país e agressões a professores

O comandante do Exército, general Eduardo da Costa Villas Bôas, criticou os assassinatos em massa no país e as agressões a professores, durante discurso, ontem (20), em Brasília, no Instituto Brasiliense de Direito Público, que concedeu a ele o título de Doutor Honoris Causa. As instituições nacionais, na avaliação do general, “estão sendo submetidas a uma verdadeira catarse”. Confira abaixo a íntegra do discurso.

O capital financeiro não precisa do Estado e vai desmontar as estruturas produtivas do país

O projeto das forças que afastaram a presidenta Dilma Rousseff é uma ação comandada por um tipo específico de capital – o financeiro –, que precisa reordenar as estruturas produtivas do país, entre elas as da indústria e dos direitos trabalhistas, de acordo com os seus interesses. O alerta foi feito pelo sociólogo Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, e por João Pedro Stédile, liderança do MST, durante o III Simpósio SOS Brasil Soberano, no dia 8 de junho, em Belo Horizonte (MG).

III Simpósio SOS Brasil Soberano ganha alcance nacional pelas redes sociais

O III Simpósio SOS Brasil Soberano, que discutiu os impactos de reformas estruturais no país – as regressivas e as progressistas –, em Belo Horizonte (MG), registrou um “alcance” de cerca de 200 mil pessoas e 64.869 “visualizações” de pessoas que acompanharam na íntegra ou parcialmente as transmissões do evento ao vivo, pelas redes sociais (Tijolaço, Mídia Ninja, SOS Brasil Soberano).

Para advogado Jorge Folena, aluguel da base de Alcântara é crime contra soberania

Para o cientista político e advogado constitucionalista Jorge Folena , a intenção do ministro da Defesa, Raul Jungmann, de alugar aos EUA a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, é um “exemplo da subalternidade colonial” do projeto para o país do atual governo. “Tal informação deveria causar perplexidade nas autoridades civis e militares, porque constitui um atentado à soberania nacional”, afirmou na quinta-feira (8), em Belo Horizonte, durante o III Simpósio SOS Brasil Soberano. “A soberania nacional não se empresta, não se aluga, não se vende.”