8 de janeiro – A punição dos militares golpistas

Soberania em Debate
8 de Janeiro – A punição dos militares golpistas
Quinta-feira, 5 de outubro – 16h

Diferente da Argentina e do Chile que puniram militares que encabeçaram a ditadura e cometeram atrocidades em seus países, o Brasil concedeu anistia a todos, apesar dos relatórios, como os do Grupo Tortura Nunca Mais, identificando os nomes e seus crimes.

Os ovos das serpentes continuaram a ser chocados e explodiram no dia 8 de janeiro de 2023 no apoio à invasão bárbara ao Congresso Nacional e à sede do STF. Já há nomes identificados, como o do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, mas permanece o questionamento, por parte de muitos, se os militares serão punidos. Por que não?

Para responder a essa pergunta e comentar os acontecimentos desde janeiro até os dias de hoje, o historiador e professor Francisco Carlos Teixeira é o convidado do Soberania em Debate desta quinta-feira. Ele é autor (com Karl Schurster), do livro Como não fazer um golpe de estado no Brasil – Uma história interna do 8 de janeiro de 2023.

Não percam!

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor

Francisco Carlos Teixeira da Silva – Professor titular aposentado de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular de Teoria Social/UFJF. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante da Universidade livre de Berlim. Fundador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ. Prêmio Jabuti de 2014. Autor de vários livros, entre os quais: Como não fazer um golpe de estado no Brasil – Uma história interna do 8 de janeiro de 2023 (com Karl Schurster).

Entrevistadores

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena – Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano (21) 98899-9919

Ana Terra – Arte

Felipe Varanda – Produtor Audiovisual

Você pode gostar...