Categoria: Vídeos

Featured Video Play Icon

Infâmia: a mídia e os mecanismos de destruição de reputações

Em 1934 estreava na Broadway o primeiro texto para teatro da escritora norte-americana Lillian Hellmann. “The Chidren’s Hour”, em plena vigência do fascismo, demonstrava os estragos profundos que a mentira pode acarretar em quaisquer contextos. Tantos anos depois, vivemos no Brasil situações em que o mesmo princípio sórdido – acusações sem provas –, tão bem encenado por Hellmann, destrói projetos, famílias e reputações. Em triste exemplo recente, assistimos ao suicídio do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier. O historiador Francisco Teixeira analisa esse mecanismo perverso, tão dependente da mídia, e sua triste atualidade no país.

Leia mais »
Featured Video Play Icon

Soberania em debate – Violência e Criminalidade; o caso do Rio

A ocupação da Rocinha pelas Forças Armadas não vai acabar com a violência na comunidade, nem na cidade, alerta o coronel do Exército Ivan Fialho, professor e pesquisador da Escola Superior de Guerra (ESG). “É um problema cultural e social; só será resolvido com políticas públicas e apoio da sociedade”, afirmou, durante o Soberania em Debate, evento realizado no dia 26 de setembro pelo movimento SOS Brasil Soberano, que também teve participação do coronel Costa e Silva, chefe da Inteligência na ESG, do historiador Francisco Teixeira e do sociólogo Paulo Baía, com mediação da jornalista Camila Marins.

Leia mais »

“Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler, denuncia o ataque do poder econômico à democracia

O documentário “Dedo na Ferida”, que tem como fio condutor a viagem de trabalho de um podólogo, de Japeri a Copacabana, e depoimentos de economistas e intelectuais, denuncia o avanço do poder do capital financeiro e transnacional, capturando direitos sociais e projetos democráticos em escala global. O filme foi selecionado para a mostra competitiva do Festival do Rio e será exibido no dia 12, às 13h, no Cine Odeon Net Claro, onde haverá também um debate com Silvio Tendler e a economista Laura Carvalho, e no dia 13, às 19h, no Kinoplex São Luiz 1. Foi produzido numa parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Leia mais »

Lançamento no Rio da Frente em Defesa da Soberania Nacional lota ato no Centro

O auditório do Clube de Engenharia, em seus dois andares, ficou pequeno para receber na tarde desta segunda (2) as milhares de pessoas presentes ao lançamento no Rio de Janeiro da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional. “Estamos na contramão das políticas que livraram outros países da recessão”, afirmou o presidente da Frente, senador Roberto Requião (PMDB-PR), numa crítica ao modelo do governo Temer/Meirelles, que restringe investimento público, corta direitos sociais e prepara a venda de ativos estratégicos do país, como parte da Petrobras, o sistema Eletrobras, a Casa da Moeda, entre outros.

Leia mais »
Featured Video Play Icon

Cais do Valongo e Cemitério dos Pretos Novos: uma homenagem nas pedras pisadas da Gamboa

O Instituto dos Pretos Novos (IPN) é o centro cultural e de memória criado a partir da descoberta de um sítio arqueológico, o Cemitério dos Pretos Novos, no subsolo de um casarão do século 18 na Gamboa, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro. Apesar de fazer parte do Cais do Valongo, região declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, está precisando de doações para continuar existindo. Preservar a memória desse espaço é uma forma de prestar uma tardia homenagem a esses antepassados, cujo sangue e o sacrifício assinam uma triste página da nossa história. A vergonhosa escravidão que deixou como herança o preconceito racial, a intolerância religiosa e a desigualdade social.

Leia mais »
Featured Video Play Icon

A briga vai ser boa, dotô

“A briga vai ser boa, dotô” é uma canção de resistência, de autoria de Pedrão, que a interpreta aqui com o Grupo Botequim, em clipe dirigido por Henrique Dantas. “Toca esse berimbau, camará/que o couro vai comer.”

Leia mais »