Categoria: Vídeos

Começam os debates para o Congresso do Povo Brasileiro

Em agosto deste ano acontece o Congresso do Povo Brasileiro, iniciativa resultante da 2ª Conferência Nacional da Frente Brasil Popular, que busca reunir subsídios para elaborar um projeto amplo para o país. Entre maio e julho, serão realizadas reuniões e assembleias nas associações de trabalhadores do campo e da cidade, sindicatos, grupos de mulheres, quilombolas e jovens, que acumularão debates, estratégias e propostas que serão levadas ao evento. A construção do Congresso, um trabalho colaborativo e descentralizado, começou oficialmente em março, durante o Fórum Social Mundial, em Salvador. Durante o FSM18, a jornalista Camila Marins, da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros, entrevistou representantes do movimento popular sobre as pautas e os objetivos do evento. Confira no vídeo as entrevistas no FSM 18 sobre o Congresso do Povo Brasileiro.

Leia mais »

Petroleiros vão votar greve contra privatização das refinarias do Sul e Nordeste

Os petroleiros vão realizar assembleias de 2 a 12 de maio para votar greve nacional da categoria contra a privatização do parque de refino da Petrobras no Sul e Nordeste, anunciada no dia 19 pela direção da estatal.  A proposta é vender até 60% da participação acionária nas refinarias Repar, no Paraná, Abreu e Lima, em Pernambuco, Landulpho Alves, na Bahia, e Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul. A privatização inclui 12 terminais terrestres e aquaviários. O controle da estatal na área de refino ficaria mantida apenas nas unidades do Sudeste.

Leia mais »

É preciso falar de Marielle – Nadilene Nascimento (Sindae-BA)

“Até quando?”, pergunta Nadilene Nascimento, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado da Bahia (Sindae_BA). “Como mulher, como negra, nós nos sentimos pessoalmente atacadas”, diz, em referência à execução de Marielle Franco e Anderson Gomes, a 14 de março. O Brasil e o mundo estão aguardando uma resposta do Estado ao crime, alerta. (Depoimento gravado durante o Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, realizado entre os dias 13 a 17 de março)

Leia mais »

É preciso falar de Marielle -Juliane Furno (Projeto Brasil Popular)

Para Juliane Furno, do Grupo de Trabalho de Juventude do Projeto Brasil Popular, um dos impactos políticos da execução de Marielle Franco e Anderson Gomes, a 14 de março, recai diretamente sobre os jovens. “Abala a moral da tropa.” (Depoimento gravado durante o Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, realizado entre os dias 13 a 17 de março)

Leia mais »

É preciso falar de Marielle – Sergio Gabrielli (UFBA)

“Uma execução política”, diz o economista Sergio Gabrielli, professor da UFBA e ex-presidente da Petrobras. Segundo ele, a execução de Marielle Franco, vereadora do PSOL-RJ, e do seu motorista Anderson Gomes, a 14 de março, visou o “aniquilamento de uma liderança popular e emergente”. (Depoimento gravado durante o Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, realizado entre os dias 13 a 17 de março)

Leia mais »