Categoria: Vídeos

Joel Birman: a subjetividade marcada pelo fascismo na sociedade contemporânea

O psiquiatra Joel Birman, professor de psicologia na UFRJ e um dos mais importantes intelectuais brasileiros, aponta as formas de subjetividade marcadas pelo fascismo na contemporaneidade. Por exemplo, a fúria presente na sociedade brasileira, desde o segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Birman também atua numa linha de pesquisa interdisciplinar em psicanálise e filosofia no Collège International de Philosophie em Paris. Segundo ele, “a direita mostra a cara novamente”. E é brutal.

Leia mais »

Política de segurança “insana” promove extermínio nas favelas, diz sociológo Paulo Baía

“As políticas públicas de segurança têm uma vertente de extermínio – do inimigo, do que é periogoso para a ‘sociedade’ –, porque as favelas não são consideradas parte da sociedade”, diz o sociológo e cientista político Paulo Baía (confira no vídeo) Apesar das muitas vozes indignadas com o assassinato do adolescente Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, quando estava a caminho da escola, na Maré, no último dia 20 junho, a juíza Ana Cecilia Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio, negou no dia 21 a liminar para impedir disparos de aeronaves em ações das forças de segurança, como os helicópteros que deram rasantes em operações recentes na comunidade.

Leia mais »

Guilherme Estrella e Luiz Antonio Elias aplaudem decisão de Lewandowski contra privatizações

O geólogo Guilherme Estrella, que liderou na Petrobras a equipe responsável pela descoberta do pré-sal, e o Luiz Antonio Elias, ex-secretário executivo do MCT, comentam a liminar do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que suspendeu, no dia 27 de junho, o leilão da Cia. Energética de Alagoas (Ceal), do sistema Eletrobras. O ministro entendeu que a privatização requer aval do Congresso. Para Estrella, a medida é importante mas insuficiente — seria preciso proibir o desmonte do patrimônio estratégico nacional. Elias destaca o fato de a decisão do STF permitir, pelo menos, o debate público sobre a privatização e outras medidas que estão destruindo a capacidade científica e tecnológica nacional.

Leia mais »

Entrevista completa com Breno Altman sobre a nova ordem mundial

O jornalista Breno Altman, fundador e diretor do site Opera Mundi, foi entrevistado por Camila Marins no Soberania em Debate, promovido pelo SOS Brasil Soberano, no dia 24 de maio. O tema foi a nova ordem mundial, que busca subordinar os países ao hiperliberalismo. Ele também analisou a paralisação dos caminhoneiros, uma mistura, na sua opinião, de greve com locaute, vinculada a uma pauta pertinente — o aumento dos preços dos derivados de petróleo — mas liderada pela direita.

Leia mais »

Desesperar jamais! Silvio Tendler e Olímpio Santos, do Senge-RJ, no debate do filme “Dedo na ferida”

O jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca, do Almanaque Virtual, esteve no Reserva Cultural de Niterói na noite da última segunda-feira, dia 28, para conferir a pré-estreia do documentário “Dedo na Ferida” (2017). Realizado em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), o evento contou com um debate com Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), e o cineasta Silvio Tendler, que volta à cena após um hiato de sete anos, mediado por Fonseca. “Dedo na Ferida” entrou em cartaz nesta quinta-feira, dia 31. 

Leia mais »

Corpo, Cabeça: a violência do “denuncismo voyer”, no novo livro de Chico Teixeira

Numa manhã do começo deste verão, no Rio de Janeiro, mais um crime com requintes de crueldade sádica ocorre na cidade. Desta feita, em um conhecido motel da Barra da Tijuca. Dois investigadores da polícia descobrem que o crime une mundos diferentes, até então paralelos: as grandes finanças do país e a cena noturna carioca. “Corpo, cabeça” é um momento de reflexão — O que ocorreu com as instituições brasileiras? O denuncismo transformado em gozo voyeur e esgotado em si mesmo, de forma inconsequente sem responder à questão básica: a quem serve a corrupção? No vídeo, o autor, Chico Teixeira lê trecho de “Corpo, Cabeça” (Ed. Autografia, 2018).

Leia mais »