Eventos

Soberania em debate com Reimont Otoni e Waldeck Carneiro

O programa Soberania em Debate, do Movimento SOS Brasil Soberano, reuniu o vereador Reimont Otoni (PT-RJ) – que vai buscar uma vaga na Câmara Federal – e o deputado estadual Waldeck Carneiro – que tentará a reeleição. A entrevista é parte da série especial Debates antifascistas – construindo maioria democrática, que convida candidatos do campo progressista para discutir a conturbada conjuntura política do país e as eleições que se aproximam. O encontro aconteceu no dia 17 de agosto, transmitido ao vivo pela página do SOS Brasil Soberano no Facebook.

40 artistas e público estimado em 80 mil pessoas cantam pela Liberdade de Lula

Mais de 40 músicos, poetas, atores e dançarinos se revezaram em dez horas de cultura para 80 mil pessoas, no sábado, 28 de julho, nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro. Todos reunidos para pedir Lula Livre e democracia no Brasil. Chico e Gil cantaram "Cálice" juntos pela primeira vez, desde que a canção, em 1973, foi entoada com os microfones desligados pela censura num show em São Paulo.

Artistas realizam Festival Lula Livre, dia 28 de julho, nos Arcos da Lapa, no Rio

Artistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais realizam no próximo dia 28 de julho o Festival Lula Livre, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. O dia de festa e luta em defesa da democracia e pela liberdade do ex-presidente Lula, preso político desde abril na sede da Polícia Federal, em Curitiba, terá a participação de artistas brasileiros e latino-americanos. Com o objetivo de defender a vida e a liberdade, o Festival Lula Livre foi convocado a partir de um manifesto encabeçado por Chico Buarque, Martinho da Vila, Ziraldo, Leonardo Boff e mais de 800 signatários. A partir das 14h, contará com oficinas, DJs, apresentações teatrais e um grande ato-show com a presença de artistas de brasileiros e internacionais, entre os quais o músico e produtor brasileiro Daniel Téo, autor da canção You’re Not Alone, que presta homenagem ao ex-presidente Lula, a Nelson Mandela e a outros símbolos da luta por justiça e igualdade.

Guilherme Estrella e Luiz Antonio Elias aplaudem decisão de Lewandowski contra privatizações

O geólogo Guilherme Estrella, que liderou na Petrobras a equipe responsável pela descoberta do pré-sal, e o Luiz Antonio Elias, ex-secretário executivo do MCT, comentam a liminar do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que suspendeu, no dia 27 de junho, o leilão da Cia. Energética de Alagoas (Ceal), do sistema Eletrobras. O ministro entendeu que a privatização requer aval do Congresso. Para Estrella, a medida é importante mas insuficiente — seria preciso proibir o desmonte do patrimônio estratégico nacional. Elias destaca o fato de a decisão do STF permitir, pelo menos, o debate público sobre a privatização e outras medidas que estão destruindo a capacidade científica e tecnológica nacional.

Café & Política: Luiz Carlos Prado e Eduardo Pinto apontam os efeitos do choque ultraliberal no Brasil

Para os economistas Luiz Carlos Prado e Eduardo Pinto, ambos do Instituto de Economia da UFRJ, o conjunto de medidas econômicas do governo Temer tem se caracterizado por uma mistura de irracionalidade, falta de planejamento e entreguismo, incapaz de conduzir o país a um cenário de crescimento, emprego ou bem-estar social. Seu objetivo central é, em síntese, garantir a transferência de recursos para os bancos. Os economistas participaram de debate com analistas do Dieese, no Café & Política, promovido pelo SOS Brasil Soberano no último dia 21 de junho, quando já anteviam a perspectiva de redução das projeções do PIB. No centro da crise e do contexto de desemprego massivo, eles apontam o Teto dos gatos públicos, resultado da chamada "PEC do gastos", que, dizem, inviabiliza qualquer exercício de governo, independente de seu espectro político, e qualquer tentativa de retomada econômica. Por isso, Adhemar Mineiro, economista do Dieese que também participou do encontro, acredita que a medida que implantou o Novo Regime Fiscal com horizonte de 20 anos deverá ser alterada após as eleições. O perigo, alerta, é que a moeda de troca do rentismo para tirar da sala do bode da restrição de gastos seja tentar novamente impor ao país a Reforma da Previdência, derrotada pelo Congresso na atual gestão. 

Entrevista completa com Breno Altman sobre a nova ordem mundial

O jornalista Breno Altman, fundador e diretor do site Opera Mundi, foi entrevistado por Camila Marins no Soberania em Debate, promovido pelo SOS Brasil Soberano, no dia 24 de maio. O tema foi a nova ordem mundial, que busca subordinar os países ao hiperliberalismo. Ele também analisou a paralisação dos caminhoneiros, uma mistura, na sua opinião, de greve com locaute, vinculada a uma pauta pertinente — o aumento dos preços dos derivados de petróleo — mas liderada pela direita.