O movimento

MOVIMENTO SOS BRASIL SOBERANO

O SOS Brasil Soberano é um movimento do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). Seu objetivo é a construção coletiva de um projeto popular de país soberano e socialmente mais justo.

Realiza debates, simpósios e entrevistas sobre temas relevantes para a retomada do crescimento, a garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, e o fortalecimento da democracia. Os eventos do SOS Brasil Soberano reúnem representantes da sociedade civil, parlamentares e especialistas nas áreas de economia, trabalho, tecnologia, política, saúde, segurança alimentar, defesa, engenharia, educação, entre outras.

O movimento foi lançado em 2017, em parceria com a Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), para atuar na defesa intransigente da Soberania Nacional, propondo reflexões sobre as questões que colocam em risco a autonomia, a harmonia e a independência dos Poderes da República. Atualmente, é desenvolvido exclusivamente pelo Senge RJ.

Até 2023, já realizou oito simpósios presenciais, em várias capitais do país, sendo sete primeiros em parceria com a Fisenge: I Simpósio SOS Brasil Soberano – Contra a crise, pelo emprego e pela inclusão (2017); II Simpósio SOS Brasil Soberano – Engenharia, tecnologia e aproveitamento de recursos naturais no Brasil (2017); III Simpósio SOS Brasil Soberano – Quais Reformas e Para Quê? (2017); IV Simpósio SOS Brasil Soberano – Brasil, 2035: um país justo e soberano (2017); V Simpósio SOS Brasil Soberano – Setor Elétrico – qual o melhor modelo para o Brasil (2017); VI Simpósio SOS Brasil Soberano – A engenharia e a Soberania Nacional (2018); VII Simpósio SOS Brasil Soberano – A engenharia, as eleições e o desenvolvimento do Brasil (2018); VIII Simpósio SOS Brasil Soberano – Violação de Soberania – O acordo Lava Jato/Petrobras/DoJ (2019).

Desde 2020, o SOS Brasil Soberano passou a realizar regularmente entrevistas semanais online, transmitidas no YouTube, canal que possui mais de 3 mil inscritos e alcança audiências que já ultrapassaram 16 mil visualizações por um programa. Os conteúdos do canal são veiculados também na televisão – emissora TVT –, tanto na frequência aberta, em São Paulo, quanto para seus quase 1 milhão de inscritos no respectivo canal no Youtube.

O SOS Brasil Soberano mantém, ainda, perfil no Instagram e no Facebook, cujas divulgações se somam aos canais do Senge RJ (LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube).  Reportagens e artigos relacionados aos eventos do SOS Brasil Soberano pode ser consultados neste site, e acompanhados nas redes sociais:

www.sosbrasilsoberano.org.br
www.instagram.com/sosbrasilsoberano/
www.facebook.com/SOSBrasilSoberano

————————————————————————————————————————————–
Editorial de lançamento (março de 2017)

A instabilidade política, gerada por conhecidos atores, instituições e partidos, visando anular o resultado das eleições de 2014, acabou arrastando o país para a mais aguda crise econômica, institucional e ética da História da República.

Ante o impasse político e institucional, o sofrimento de milhões de desempregados, o avanço de pandemias antes extintas no país, o sucateamento de hospitais e da rede escolar, a falência de grandes estados da União, ao lado da destruição sistemática e consciente da capacidade tecnológica do Brasil, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge–RJ) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) realizam o SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO com o objetivo de debater com a sociedade soluções imediatas e práticas para o dramático momento que vivemos.

Para conseguirmos, juntos, num esforço hercúleo, salvar o país do abismo onde foi lançado pelo atual governo em exercício, precisamos ter a necessária clareza de que as bases concretas da Nação – a tecnologia, a educação e o trabalho – estão sendo consciente e sistematicamente destruídas pelas forças antinacionais hoje no comando do país. Tal processo deve, para além da denúncia, ser imediatamente detido e seus responsáveis denunciados perante a Nação por crimes de lesa-pátria.

SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO, em uma série de debates que acontecerá no Rio de Janeiro, em Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, vai reunir especialistas de campos variados do saber, do trabalho, da política, da gestão e da defesa nacional, visando incorporar estratégias de retomada do desenvolvimento nacional com base nas capacidades do povo brasileiro.

Defendemos a valorização dos investimentos feitos em ciência e tecnologia, operados por entes e instituições que, nas últimas décadas, deram ao Brasil um papel de relevância em vários setores de ponta da tecnologia mundial. Entre eles, a genética, a exploração de gás e petróleo, a construção civil, a aviônica, e as diversas formas de criação e uso de energias alternativas, e de uma antropologia e sociologia anticolonial. Tudo isso ao lado de um vigoroso apoio à cultura, responsável pelo renascimento da criação artística, com grande sucesso nas artes, em especial, no audiovisual.  Estes avanços só foram possíveis devido ao apoio maciço em ciência, educação, tecnologia e inovação, em novas universidades, novos campi – incluindo sua interiorização no vasto país – e no acesso de grupos sociais, étnicos e de gênero ao ensino superior.

SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO  quer construir uma proposta aberta, ampla e includente – um foro nacional –, sob o patrocínio da parceria Senge/Fisenge –, pronta a acolher ideias e projetos, rumo à retomada de um desenvolvimento justo, autônomo e democrático. Convidamos todos vocês a integrarem este foro, em um esforço coletivo de reflexão, com ênfase no papel da Engenharia, da Soberania e do Desenvolvimento, em prol da Nação Brasileira que projetamos até 2035.

Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge RJ)
Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)