Entrevistas

Soberania em debate com Reimont Otoni e Waldeck Carneiro

O programa Soberania em Debate, do Movimento SOS Brasil Soberano, reuniu o vereador Reimont Otoni (PT-RJ) – que vai buscar uma vaga na Câmara Federal – e o deputado estadual Waldeck Carneiro – que tentará a reeleição. A entrevista é parte da série especial Debates antifascistas – construindo maioria democrática, que convida candidatos do campo progressista para discutir a conturbada conjuntura política do país e as eleições que se aproximam. O encontro aconteceu no dia 17 de agosto, transmitido ao vivo pela página do SOS Brasil Soberano no Facebook.

Lula, Haddad e Manuela: a grande aliança da centro-esquerda

O PT anunciou na noite de domingo (5) o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato a vice-presidente na chapa liderada por Lula. "Vamos fazer o país resgatar sua dignidade", diz. Com o PCdoB, o PT firmou uma grande aliança da centro-esquerda em torno de Lula, Fernando Haddad e Manuela D`Ávila. Haddad e Manuela irão percorrer o país difundindo um programa de governo que coloque o povo de volta na pauta do Brasil.

Joel Birman: a subjetividade marcada pelo fascismo na sociedade contemporânea

O psiquiatra Joel Birman, professor de psicologia na UFRJ e um dos mais importantes intelectuais brasileiros, aponta as formas de subjetividade marcadas pelo fascismo na contemporaneidade. Por exemplo, a fúria presente na sociedade brasileira, desde o segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Birman também atua numa linha de pesquisa interdisciplinar em psicanálise e filosofia no Collège International de Philosophie em Paris. Segundo ele, "a direita mostra a cara novamente". E é brutal.

Política de segurança “insana” promove extermínio nas favelas, diz sociológo Paulo Baía

“As políticas públicas de segurança têm uma vertente de extermínio – do inimigo, do que é periogoso para a ‘sociedade’ –, porque as favelas não são consideradas parte da sociedade”, diz o sociológo e cientista político Paulo Baía (confira no vídeo) Apesar das muitas vozes indignadas com o assassinato do adolescente Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, quando estava a caminho da escola, na Maré, no último dia 20 junho, a juíza Ana Cecilia Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio, negou no dia 21 a liminar para impedir disparos de aeronaves em ações das forças de segurança, como os helicópteros que deram rasantes em operações recentes na comunidade.

Entrevista completa com Breno Altman sobre a nova ordem mundial

O jornalista Breno Altman, fundador e diretor do site Opera Mundi, foi entrevistado por Camila Marins no Soberania em Debate, promovido pelo SOS Brasil Soberano, no dia 24 de maio. O tema foi a nova ordem mundial, que busca subordinar os países ao hiperliberalismo. Ele também analisou a paralisação dos caminhoneiros, uma mistura, na sua opinião, de greve com locaute, vinculada a uma pauta pertinente — o aumento dos preços dos derivados de petróleo — mas liderada pela direita.

Desesperar jamais! Silvio Tendler e Olímpio Santos, do Senge-RJ, no debate do filme "Dedo na ferida"

O jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca, do Almanaque Virtual, esteve no Reserva Cultural de Niterói na noite da última segunda-feira, dia 28, para conferir a pré-estreia do documentário “Dedo na Ferida” (2017). Realizado em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), o evento contou com um debate com Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), e o cineasta Silvio Tendler, que volta à cena após um hiato de sete anos, mediado por Fonseca. “Dedo na Ferida” entrou em cartaz nesta quinta-feira, dia 31. 

Paralisação de caminhoneiros é locaute e também é greve; liderado pela direita, ecoa problema real da população, diz jornalista Breno Altman

A paralisação dos caminhoneiros e de outros profissionais de transporte é greve ou é locaute? As duas coisas, diz o jornalista Breno Altman, diretor do site Opera Mundi, durante o Soberania em Debate, promovido pelo SOS Brasil Soberano nesta quinta-feira (24). “É a combinação de três movimentos. Um movimento de corte patronal, dos grupos de transporte e de logística, pressionando para reduzir o valor do combustível, em especial do diesel; uma greve de autônomos (motoqueiros, motoristas de VANs etc); e dos trabalhadores das empresas transportadoras, que também são atingidos pela situação, com demissões e grandes restrições salariais.”

Começam os debates para o Congresso do Povo Brasileiro

Em agosto deste ano acontece o Congresso do Povo Brasileiro, iniciativa resultante da 2ª Conferência Nacional da Frente Brasil Popular, que busca reunir subsídios para elaborar um projeto amplo para o país. Entre maio e julho, serão realizadas reuniões e assembleias nas associações de trabalhadores do campo e da cidade, sindicatos, grupos de mulheres, quilombolas e jovens, que acumularão debates, estratégias e propostas que serão levadas ao evento. A construção do Congresso, um trabalho colaborativo e descentralizado, começou oficialmente em março, durante o Fórum Social Mundial, em Salvador. Durante o FSM18, a jornalista Camila Marins, da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros, entrevistou representantes do movimento popular sobre as pautas e os objetivos do evento. Confira no vídeo as entrevistas no FSM 18 sobre o Congresso do Povo Brasileiro.