Prestes destaca os 50 anos de lutas civis no país

Neste trecho do documentário Abolição, de Zózimo Bulbul, o líder comunista ressalta a tradição combativa da população negra desde o século 16

“Quilombos do Rio Vermelho, Itapicuru, Mocambo, Orobi, Rio das Mortes, Manguinhos…” Neste trecho do documentário Abolição (1988), de Zózimo Bulbul (1937/2013), o líder comunista Luís Carlos Prestes (1898/1990) destaca a longa tradição de luta das forças populares no país. “Os historiadores brasileiros dizem que a independência do Brasil realizou-se sem sangue, que foi um dom de Pedro I. (…) Isso é uma mentira histórica. Porque, durante 50 anos, pelo menos, para não falar das guerras de independência desde o século 16 e 17, tomando apenas o período desde a chamada Inconfidência Mineira, Tiradentes, enforcado em 1791, até a maioridade de Pedro I, em 1840, foram 50 anos de grandes lutas civis, em todo o Brasil”

O longa-metragem tem 2h33m, com depoimentos de personalidades públicas e integrantes do movimento negro brasileiro, que propõem uma discussão sobre o racismo e os aspectos relacionados à abolição da escravatura. Trechos de vários de seus participantes estão disponíveis no YouTube. Confira aqui o depoimento de Luís Carlos Prestes:

Você pode gostar...