Movimentos

14 de junho: greve geral e povo na rua

No dia 14 junho, em 385 cidades em todos os estados do Brasil, houve paralisações e protestos contra a reforma da Previdência, os cortes nas verbas da educação e a falta de um projeto nacional de desenvolvimento que recupere o emprego.

Petroleiros vão votar greve contra privatização das refinarias do Sul e Nordeste

Os petroleiros vão realizar assembleias de 2 a 12 de maio para votar greve nacional da categoria contra a privatização do parque de refino da Petrobras no Sul e Nordeste, anunciada no dia 19 pela direção da estatal.  A proposta é vender até 60% da participação acionária nas refinarias Repar, no Paraná, Abreu e Lima, em Pernambuco, Landulpho Alves, na Bahia, e Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul. A privatização inclui 12 terminais terrestres e aquaviários. O controle da estatal na área de refino ficaria mantida apenas nas unidades do Sudeste.

As instituições precisam reagir, diz Freixo

"É importante que as instituições reajam; que a Polícia Civil dê uma resposta e que a sociedade diga também o que quer e o que não aceita", afirmou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSol-RJ), em referência aos ataques cometidos contra terreiros de religiões de matriz africana no Rio. Ele participou da 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no dia 17 de setembro, em Copacabana, no Rio.

A defesa de uma cultura de convivência entre religiões

A vereadora Marielle Franco (PSol-RJ) participou da 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no dia 17 de setembro, em Copacabana, na zona sul do Rio. Ela defende campanhas que promovam o exercício da convivência entre difrentes religiões e culturas, e critica a crise na segurança pública da cidade.

Clovis Nascimento, presidente da Fisenge, convoca a resistência a ir às ruas

Diante dos diferentes ataques aos direitos da classe trabalhadora feitos pelo governo de Michel Temer, como a reforma trabalhista, o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, convoca mobilização geral e a ocupação das ruas. Ele participou do IV Simpósio SOS Brasil Soberano, dia 14 de julho, em Curitiba (PR).

Artistas do Theatro Municipal se apresentam na rua, em defesa da cultura

"A cultura é a alma de uma nação”. Com esta palavra de ordem em uma grande faixa estendida à porta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, artistas e funcionários da administração de um dos mais importantes teatros do país fizeram nesta terça-feira (9), ao meio dia, um espetáculo para arrecadar doações de alimentos ou dinheiro, e mais uma vez protestar contra o abandono da cultura pelo governo do Estado. Como os demais servidores estaduais, os empregados do teatro não receberam os dois últimos salários, nem o 13º de 2016. E não há previsão para o pagamento. Assista a um trecho do espetáculo e veja como contribuir.

Arcebispo da Paraíba condena reforma da Previdência e perda de direitos constitucionais

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que foi anunciado pelo Vaticano no início de março, como novo arcebispo da Paraíba, gravou uma mensagem convocando a população para participar das manifestações contra a reforma da Previdência e a greve geral do dia 28 de abril. "Sabemos que esta reforma implica tirar direitos adquiridos dos trabalhadores e assegurados na Constituição de 1988", diz. "Convocamos todos os trabalhadores a participarem desta grande manifestação, dizendo a palavra que o povo não aceita a reforma da Previdência nos termos que estão anunciando."