Violência e Criminalidade – Quando o Estado mata

SOBERANIA EM DEBATE – Violência e Criminalidade – Quando o Estado mata

No dia 7 de outubro, às 15h, o Soberania em Debate vai tratar da violência que atinge índices brutais no Rio de Janeiro desde a eleição do governador Wilson Witzel. Participarão do debate Ana Paula Oliveira, do Movimento Mães de Manguinhos, o historiador e antropólogo Michel Gherman e o deputado federal Glauber Braga (PSOL). A mediação será do historiador Francisco Teixeira. O encontro acontece na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e é parte da agenda do Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Senge/RJ.

Os debatedores:
Ana Paula de Oliveira – Formada em Pedagogia, é uma das fundadoras do Movimento Mães de Manguinhos, criado após o assassinato do filho Johnatha de Oliveira Lima, 19 anos, em 2014. O PM Alessandro Marcelino de Souza, lotado à época na UPP local, matou o rapaz com um tiro nas costas. Segundo relato de Ana Paula, o policial está solto, trabalhando no hospital da Polícia Militar no Estácio. Ela soube que o PM já fora preso em 2013, acusado de homicídio tríplice, mas mesmo assim saiu da cadeia.

Michel Gherman – Possui graduação em História com licenciatura em Educação pela UFRJ. É mestre em Antropologia e Sociologia – Hebrew University of Jerusalém. E pós- graduado em História Social na UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pó-Doutorado (PNPD), vinculado ao Programa de Pós Graduação da UFRJ e Co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes na mesma Universidade. Também é pesquisador do Núcleo de Estudos da Política da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Glauber Braga – Bacharel em Direito. Deputado Federal – PSOL/RJ. Em 2015, foi eleito um dos 10 melhores deputados federais, no Prêmio Congresso Em Foco.

Mediação: Professor Francisco Teixeira – Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano – SOSBS

Sem público presente, com duração aproximada de 90min, o evento será transmitido pela internet, na página do SOS Brasil Soberano no Facebook: www.facebook.com/sosbrasilsoberano

Estará aberto a perguntas e será reproduzido posteriormente em vídeo.

Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
98899-9919

Você pode gostar...