Soberania em Debate: Revolução pela Educação

SOBERANIA EM DEBATE

REVOLUÇÃO PELA EDUCAÇÃO

Sexta-feira, 20 de agosto, às 17H

Só a Educação salva! Se o Brasil promovesse e incentivasse a ideia básica, certamente não estaríamos vivendo as atrocidades do desgoverno Bolsonaro e sua trupe. A ignorância revelada por tantos governantes, em variados níveis, é assustadora e lamentável. O enfrentamento à pandemia da Covid-19 é um retrato desolador dos descalabros.

Mas, na contramão da barbárie, existem as iniciativas de movimentos sociais atuando dentro e fora das comunidades, levando conhecimento e oportunidades a crianças e jovens das periferias em todo o país. Apostam na Educação como elemento transformador, como faz aqui no Rio o Coletivo Força Motriz, que presta assessoria técnica popular, no campo da engenharia, a projetos comunitários em mais de seis favelas.

Para falar desse ensinamento da maior importância, os convidados desta sexta-feira são Pedro Monforte, estudante de engenharia da UFRJ, que atua no Coletivo Força Motriz, e Rafael dos Santos, historiador com larga experiência na área da Educação, principalmente em movimentos sociais e da cultura negra.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedores:
Rafael dos Santos – Graduação e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Especialista em Gestão Pública e em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Cândido Mendes. É professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Atua principalmente, na área de Educação, em movimentos sociais e cultura negra. É diretor cultural da Escola de Samba União da Ilha do Governador. Foi diretor de Articulação do Grupo Cultural AfroReggae. Foi diretor da Lúmini: Cultura, Pesquisa e Ação Social. Foi membro do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine-RJ).

Pedro Monforte – Estudante de mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na COPPE/UFRJ. Militante das Brigadas Populares, foi um dos fundadores e até hoje compõe o Força Motriz, coletivo estudantil de assessoria técnica popular que atua no campo da engenharia popular com projetos comunitários em mais de seis favelas do Rio de Janeiro. É atualmente Diretor de Infraestrutura e Urbanismo da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (FAFERJ). Também é representante sindical dos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), e representante estudantil do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ. Diretor geral da Confraria Acadêmica da Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ nas gestões 2017 e 2018.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/Movimento SOS Brasil Soberano
(21) 98899-9919

Você pode gostar...