O Brasil contra as fake news

Soberania em Debate

O Brasil contra as fake news

Quinta-feira, 20 de Abril – 16h

É possível derrotar as fake news? Um câncer, embutido nas entranhas da evolução da tecnologia no mundo, as fake news atormentam a vida diária de pessoas e de países. Falseiam informações desde a vida pessoal e profissional até as interferências em processos democráticos, como se deu nas últimas eleições presidenciais nos EUA e no Brasil.

Vivemos dias infernais com a tentativa de desestabilização do governo eleito pela maioria em outubro do ano passado. Em diversas áreas, umas atrás das outras, as fake news inundam as redes digitais de mensagens para espalhar mentiras que levam ao medo ou a ações terroristas, como foi o 8 de janeiro e agora os ataques às escolas em todo o país.

Para falar sobre o assunto que tanto nos revolta, o Soberania em Debate desta semana convidou um expert na questão. O Secretário de Políticas Digitais da SECOM – o cientista político João Brant.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

João Caldeira Brant Monteiro de Castro é secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República do Brasil. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em Regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics e graduação em Comunicação Social com habilitação em rádio e TV pela USP. Foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura (2015 a 2016) e assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo (2013 e 2014). Trabalhou por 10 anos em organizações da sociedade civil, em temas como liberdade de expressão, infraestrutura de telecomunicações e direitos da Internet. Foi um dos fundadores do Intervozes, ONG que trabalha para promover os direitos de comunicação, onde foi coordenador executivo por seis anos. Prestou consultoria à Unesco, Fundação Ford, Global Partners, Observacom, entre outras instituições, e atualmente é pesquisador e consultor em políticas de cultura, comunicação e Internet.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa

(21) 98899-9919

Você pode gostar...