Economia para o desenvolvimento democrático

Soberania em Debate

Economia para o Desenvolvimento Democrático

Sexta-feira, 25 de novembro, 16h

Por reafirmar sua grande meta de acabar com a fome que voltou a atingir milhões de brasileiros, em seus discursos na COP 27, o presidente Lula tem sido alvo de críticas por parte do mercado financeiro insaciável e insensível. E ainda recebeu uma carta assinada pelos economistas Armínio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan se opondo ao seu compromisso de campanha de revogar o teto de gastos. Em seguida, outra carta assinada pelos desenvolvimentistas José Luis da Costa Oreiro, Luiz Fernando Rodrigues de Paula, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Kalinka Martins da Silva e Luiz Carlos Garcia de Magalhães fez um contraponto, “discordando do início ao fim da defesa da civilização e da democracia que os citados economistas ortodoxos fizeram”.

Concluindo o texto, afirmam: “A ideia de que o teto de gastos é fundamental para garantir a disciplina fiscal é uma falácia. Em primeiro lugar, o teto de gastos se mostrou incapaz de impedir que o governo Bolsonaro não apenas realizasse um volume de gastos de R$ 795 bilhões extra teto em 4 anos, como não impediu a criação de novos gastos públicos a menos de seis meses das eleições, algo que é explicitamente vedado pela legislação eleitoral. Deste modo, o teto de gastos não impediu o maior populismo eleitoral da história da República sob o governo de Jair Bolsonaro, com enorme complacência do mercado financeiro.”

Para falar sobre a economia que precisa incluir todos os brasileiros, e não apenas a parte privilegiada da população, Bresser-Pereira, um dos signatários da carta que fortalece os propósitos humanos do presidente eleito, é o convidado desta sexta-feira no Soberania em Debate. (O programa não será apresentado na quinta-feira, em razão da estreia do Brasil na Copa do Mundo.)

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano) E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Luiz Carlos Bresser-Pereira é economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas e advogado. Ex-ministro da Fazenda e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa
(21) 98899-9919

Você pode gostar...