Dia 9, às 15h, o Estado policial em debate ao vivo

SOBERANIA EM DEBATE – A construção do Estado policial no Brasil

Diante das graves e autoritárias declarações do presidente Bolsonaro, que se sucedem sem freio, como a agressão feita à memória de Fernando Santa Cruz, desaparecido nos porões da Ditadura e pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, a próxima edição do Soberania em Debate vai abordar a construção do estado policial no Brasil. Será na próxima sexta, 9 de agosto, às 15h, na sede do Sindicato dos Engenheiros, Avenida Rio Branco 277, 17º andar, Cinelândia. O evento faz parte da agenda do Movimento SOS Brasil Soberano, apoiado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro/Senge-RJ.

Para tratar do tema, o ex-deputado federal Wadih Damous e o jornalista Cid Benjamin, com mediação do professor Chico Teixeira.

Perfil dos palestrantes

Wadih Damous – Ex-deputado federal PT/RJ. É advogado do Presidente Lula. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UERJ. Chefiou o Departamento Jurídico de Sindicatos de Trabalhadores, como Metalúrgicos do Rio e Ferroviários da Central do Brasil. Foi presidente do Sindicato dos Advogados. Também presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil/RJ e a Comissão Estadual da Verdade. É candidato a presidente do Diretório Regional do partido, com a proposta “de reconstruir os laços com o PTismo programático e combativo”, na eleição que será realizada em setembro próximo.

Cid Benjamin – Líder estudantil em 1968 e dirigente do MR-8 na resistência armada à ditadura. Foi fundador e dirigente do PT e participou da criação do PSol. Jornalista, trabalhou em sindicatos, no Globo e Jornal do Brasil. Foi secretário-geral do Sindicato de Jornalistas do Rio, superintendente de Comunicação da OAB/RJ e editor-chefe da revista Socialismo e Liberdade, do PSol. Também foi professor da Faculdade Hélio Alonso. É vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Autor dos livros “Hélio Luz, um xerife de esquerda”, “Gracias a la vida” e “Reflexões rebeldes”. Organizou a coletânea “Meio século de 68 – Barricadas, história e política” (Mauad, 2018), com Felipe Demier.

Francisco Carlos Teixeira Da Silva – Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Emérito da ECEME, Professor Titular do CPDA/UFRRJ. Prêmio Jabuti/2014.

Sem público presente, com duração aproximada de 1h30min, o debate será transmitido pela internet/youtube, na página do SOS Brasil Soberano no Facebook. E estará aberto a perguntas que cheguem pelo www.facebook.com/sosbrasilsoberano, além de reproduzido posteriormente em vídeo.

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa (98899-9919)

Você pode gostar...