Os quilombos na defesa da terra


SOBERANIA EM DEBATE

A LUTA DOS QUILOMBOLAS

Sexta-feira, 2 de setembro, 17h

Segundo levantamento da ONG Justiça Global, realizado em 2018, só 4% dos mais de 1.600 processos de titulação de terras quilombolas em andamento no Incra tinham sido concluídos. A luta é antiga e árdua.

Num país onde a preservação do meio ambiente é tratada com desprezo, vai muito além de mera disputa territorial. Um estudo da Comissão Pró-Índio de São Paulo, feito em 35 quilombos no Norte do Pará, apontou que a presença deles tem sido fundamental para a preservação da floresta.

Para a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq ser quilombola é uma missão: “Nos dedicamos a manter vivas tradições históricas e culturais, e a preservar nossas terras ancestrais”, afirma Sandra Andrade, integrante da coordenação e convidada desta sexta-feira no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedora:

Sandra Andrade – Titular da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas). Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa

(21) 98899-9919

Você pode gostar...