O que perdemos com a quebra da Petrobras

SOBERANIA EM DEBATE

O que perdemos com a quebra da Petrobras

Sexta-feira, 23 de julho, às 17h00

Em meio à explosão da pandemia de Coronavírus, que derrubou a demanda por petróleo e deu início a uma guerra de preços entre países produtores, a Petrobras voltou a viver nova crise.

No início de 2021, a Petrobras perdeu mais de R$ 100 bilhões em valor de mercado, em meio à crise gerada pela decisão do presidente de trocar o comando da empresa supostamente para conter a alta de preço dos combustíveis. De acordo com a BBC News, a estatal teve sua segunda maior perda de valor de mercado da história após a interferência de Bolsonaro. A política do presidente da República, segundo o Dieese analisou à época, tornou a estatal mais vulnerável a crises.

O investimento da Petrobras representa uma parcela importantíssima da economia nacional e quanto pior o seu resultado, mais incalculáveis serão as perdas. Para falar sobre o tema tão caro aos brasileiros, ninguém melhor que o geólogo Guilherme Estrella, considerado o “pai do pré-sal”, que já alertou para os prejuízos causados ao País com a venda de empreendimentos da estatal. Ele é o convidado desta sexta-feira.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ -mantém sua agenda via recursos on-line, em respeito à gravidade da pandemia.

Debatedor:

Guilherme Estrella – Geólogo que chefiou a equipe descobridora do petróleo no pré-sal. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, ingressou na Petrobras em 1965. Foi diretor de Exploração e Produção, responsável por fomentar projetos a serem realizados por universidades do Brasil e do exterior. Foi gerente de Exploração da Braspetro no Iraque. Fez parte do Conselho do Comitê de Dirigentes de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação de Empresas Petrolíferas Estatais da América Latina (ARPEL). Conselheiro do Clube de Engenharia.

Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Agradecemos a divulgação.

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa
(21) 98899-9919

Você pode gostar...