A importância da parceria Brasil-China

Soberania em Debate

A importância da parceria Brasil-China

Quinta-feira, 4 de Maio – 16h

 

O quanto essa parceria vai estimular a tecnologia nacional? Segundo cálculos informados pelo Ministério da Fazenda à grande mídia, os acordos firmados entre Brasil e China, em 14 de abril passado, devem somar cerca de R$ 50 bilhões em investimentos. São quinze protocolos, memorandos e planos assinados pelos presidentes Lula e Xi Jinping

Um dos destaques citados é o avanço na parceria entre os dois países na construção do satélite CBERS-6, munido de uma tecnologia que permite o monitoramento de florestas como a Amazônia mesmo com nuvens.

Lula informou que os acordos vão ajudar o Brasil a avançar em áreas como energias renováveis, indústria automotiva, agronegócio, linhas de crédito verde, tecnologia da informação, saúde e infraestrutura. “Vamos trabalhar pela ampliação do comércio e equilibrar a geopolítica mundial”, afirmou o presidente.

Para falar da importância da parceria Brasil-China, que está sendo enfatizada pelo governo Lula, o conceituado professor de Ciências Econômicas, Elias Jabbour, vencedor do Special Book Award of China concedido pela National Press and Publications Administration of the Peoples Republic of China,é o convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Elias Marco Khalil Jabbour – Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ), dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-FCE-UERJ) e em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ). Graduado, mestrado e doutorado em Geografia pela USP. É subchefe do Departamento de Evolução Econômica da FCE-UERJ. Foi – entre abril de 2006 e fevereiro de 2007 – Assessor Econômico da Presidência da Câmara dos Deputados (Brasília-DF). Tem experiência na área de Geografia e Economia com ênfase em Geografia Humana e Econômica, Economia Política, Economia Política Internacional e Planejamento Econômico, atuando em temas como a China.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 988999919

Você pode gostar...