1942: A Diplomacia Brasileira em Guerra no Oceano Atlântico


Artigo dos historiadores João Claudio Platernik Pitillo, pesquisador do NUCLEAS-UERJ,  especialista em História Militar, e Roberto Santana Santos, secretário-executivo da REGGEN-Unesco, apresenta um estudo sobre as movimentações diplomáticas do Brasil para repatriar seus diplomatas ao declarar guerra aos países do Eixo.

A operação se deu em um contexto de ataques às embarcações brasileiras no Oceano Atlântico, o que exigiu do Itamaraty uma série de negociações diplomáticas para garantir a segurança de embaixadores, cônsules e suas famílias no translado da Europa e da Ásia para o Brasil, assim como dos representantes diplomáticos do Eixo na América do Sul de volta a seus países, em meio aos crescentes enfrentamentos no Atlântico.

O artigo utiliza como fontes documentos diplomáticos do Arquivo do Itamaraty e bibliografia especializada sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Revela o grandioso esforço feito pela diplomacia brasileira para garantir, junto com a Marinha de Guerra, o retorno de muitos brasileiros que encontravam-se em perigo durante a guerra.

O texto está disponível no dossiê A Batalha do Atlântico na Costa do Brasil, pblicada pela revista Navigator.
Para baixar o texto, é só clicar no link abaixo:
https://www.revistanavigator.com.br/navg32/dossie/N32_dossie4.pdf

 

 

Você pode gostar...