Violência policial é tema do Soberania em Debate


SOBERANIA EM DEBATE – REAPRESENTAÇÃO

Violência e Criminalidade – Quando o Estado mata

Sexta, 28 de maio, às 17h

Em substituição ao programa com Dilma Rousseff, adiado por questões de saúde da Ex-Presidenta, nesta sexta reapresentaremos a edição do Soberania em Debate, exibido no dia 7 de outubro de 2019, cujo tema se mantém lamentavelmente atual. A violência que atingia índices brutais no Rio de Janeiro do governo Witzel e que é a mesma da recente chacina no Jacarezinho.

Participam do debate Ana Paula de Oliveira, do Movimento Mães de Manguinhos, o historiador e antropólogo Michel Gherman e o deputado federal Glauber Braga (Psol). A mediação coube ao historiador Francisco Teixeira.

O encontro, realizado antes da Pandemia, aconteceu ao vivo, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, na Cinelândia. O depoimento corajoso da Ana Paula, cujo filho Johnatha de Oliveira Lima, 19 anos, foi brutalmente assassinado pela PM, em 2014, causou forte emoção a todos os presentes.

A reprise, no canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano, será também uma forma de homenagear os mortos do Jacarezinho, barbárie com as mesmas marcas equivocadas de sempre. De diferente, apenas o nome do governador, agora Claudio Castro, vice do Witzel, afastado por total improbidade administrativa.

O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) mantém sua agenda via recursos on-line, em respeito à gravidade da pandemia.

Debatedores:

Ana Paula de Oliveira – Formada em Pedagogia, é uma das fundadoras do Movimento Mães de Manguinhos, criado após o assassinato do filho Johnatha de Oliveira Lima, 19 anos, em 2014. O PM Alessandro Marcelino de Souza, lotado à época na UPP local, matou o rapaz com um tiro nas costas. Segundo relato de Ana Paula, o policial está solto, trabalhando (à época) no hospital da Polícia Militar no Estácio. Ela soube que o PM já fora preso em 2013, acusado de homicídio tríplice, mas mesmo assim saiu da cadeia.

Glauber Braga – Bacharel em Direito. Deputado Federal – PSOL/RJ Em 2015, foi eleito um dos 10 melhores deputados federais, no Prêmio Congresso Em Foco.

Michel Gherman – Graduado em História com licenciatura em Educação pela UFRJ. Mestre em Antropologia e Sociologia – Hebrew University of Jerusalém. Pós-graduado em História Social na UFRJ. É pesquisador do Núcleo de Estudos da Política na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mediação:

Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Titular do CPDA – UFRJ/UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.

 

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa

98899-9919

Você pode gostar...