Brasil perde Wanderley G. dos Santos

Foto: Thiago Ripper/RBA

O Movimento SOS Brasil Soberano lamenta o falecimento do cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, fundador do Iuperj, defensor das causas da democracia e da justiça social.

O cientista político foi autor do artigo “Quem vai dar o golpe no Brasil”, que prenunciou, em 1962, a derrubada do presidente João Goulart em 1964. O texto foi publicado no volume da coleção Cadernos do Povo Brasileiro, dirigida por Álvaro Vieira Pinto e Ênio Silveira (ed. Civilização Brasileira), e se tornou referência nos meios acadêmicos. Mais recentemente, Wanderley Guilherme dos Santos  se tornara um crítico constante da manipulação midiática dos fatos da Lava Jato com fins de criminalização da esquerda.

“Eu acredito que a situação atual é bem pior do que a de 1964”, afirmou ao site Brasil de Fato, em abril de 2018. “Na época havia uma pluralidade de veículos e meios de comunicação. Existiam alternativas de informação e de formação da opinião. Tanto que, na iminência do golpe de 1964, apenas o jornal O Globo e o Correio de Manhã no Rio de Janeiro se demonstraram favoráveis. Hoje você tem, para efeitos práticos, uma só linha”. Para Wanderley Guilherme dos Santos, a regulação da mídia era ponto fundamental para a estabilidade da democracia.

Graduou-se em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1958, tendo concluído seu doutorado em Ciência Política, com bolsa da Fundação Ford, na Stanford University em 1979, com a tese Impass and Crisis in Brazilian Politics, de acordo com informações da Wikipedia. Fez seu pós-doutorado em Teoria Antropológica na UFRJ em 1986 e, já aposentado, deu aulas de teoria política da UFRJ.

Recebeu, entre outros, o Prêmio Victor Nunes Leal, da Associação Brasileira de Ciência Política, no Concurso Brasileiro de Livros em Ciência Política e Relações Internacionais, por seu livro Horizonte do Desejo – Instabilidade, fracasso coletivo e inércia social (Rio, Editora FGV, 2006); e da Academia Brasileira de Letras, em 2004, o prêmio na categoria Ensaio, com seu livro O cálculo do conflito: estabilidade e crise na política brasileira, publicado pela UFMG.

Em meio a um projeto de destruição da soberania nacional e ataques a direitos individuais e coletivos assegurados na Constituição, a perda da inteligência e da combatividade de Wanderley Guilherme dos Santos é ainda mais lastimável.

O SOS Brasil Soberano agradece ao cientista politico o seu exemplo de luta e se solidariza com amigos e familiares.

Você pode gostar...