Soberania em Debate: Cinema, Política e Educação


Lidia Pena


SOBERANIA EM DEBATE

Cinema, Política e Educação

Sexta feira, 25 de setembro, às 17H

Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line.

“Cinema pode ser ferramenta de conscientização e de educação”, afirma o cineasta DF Fiuza, diretor do premiado longa-metragem Abraço, que é o convidado desta semana no Soberania em Debate. Baseado em fatos reais, o filme foi 100% financiado pelo Sindicato dos Professores de Sergipe (SINTESE), com participação dos atores locais, apenas dois atores são de fora.

Um detalhe importante é que as professoras que atuam nas cenas das manifestações no filme são as mesmas protagonistas do fato que movimentou a classe pedagógica do estado, em 2008, e que é o mote principal do roteiro. A maior parte dos membros da equipe também é do próprio estado.

Com trilha sonora de André Abujamra, e Eron Guarnieri, com participação de Chico César, Abraço levou os prêmios de Melhor Filme no Júri popular, melhor atriz, melhor trilha e Menção Especial do Júri para as atrizes Rita Maia e Isabel Santos, no Festival Cine-PE 2019.

A estreia prevista inicialmente para maio, em razão da pandemia deverá chegar ao grande público, pela O2play, em outubro.

Convidado:

DF Fiuza é roteirista e diretor de cinema. Já produziu quatro filmes que abordam como tema a educação. Os documentários “Carregadoras de Sonhos” (2010) e “Casa de Anjo” (2007), o média-metragem “Minha Voz Minha Vida” (2011), e agora o longa- metragem “Abraço” (2019). No momento, DF Fiuza desenvolve uma série ficcional sobre corrupção, política e sociedade, ambientada no interior do Nordeste do Brasil, no ano de 1985, pós Ditadura militar.

Entrevistadores:

Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor titular do CPDA/UFRJ-UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.

A live, com duração de 50 minutos, será transmitida pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

98899-9919

Você pode gostar...