Reapresentação: É possível uma segurança pública cidadã?

SOBERANIA EM DEBATE – 25 de fevereiro, 17h
Reapresentação do programa: É possível uma segurança pública cidadã?

Com o tenente-coronel da reserva (PM/SP), Adilson Paes de Souza

A Constituição Federal proíbe manifestações de militares (parágrafo 142). “A categoria presta serviço indispensável à sociedade e tem maior poder de coação que as demais”. Em 2017, os ministros do Supremo Tribunal Federal também decidiram que a greve de policiais civis, militares, federais e rodoviários é inconstitucional.

Mas, como a Constituição nem sempre é respeitada nesses últimos anos, as forças de segurança pública de Minas Gerais entraram em greve a partir da última 3ª feira (dia 22).“Se o governo não negociar, a polícia vai parar” , é o mote para pressionar o governo do Estado a aprovar a recomposição salarial de 24% para a categoria.

Paralisação de policiais sempre deixa bastante insegura toda a população. E, nesses tempos de ódio explícito, é bastante preocupante a possibilidade de reações extremas saírem de controle, pondo em risco a vida das pessoas.

A propósito, estamos reapresentando nesta sexta (25) o programa exibido em setembro do ano passado com o Tenente-coronel aposentado, Adilson Paes de Souza. Em 2021, ele fez severas e abertas críticas ao comportamento dos policiais militares. Os comentários se deram quando o presidente da República, ignorando a orientação de muitos governadores, conclamou a PM a reprimir as manifestações do “Fora Bolsonaro” no 7 de setembro.

Vale a pena ouvir, mais uma vez, a excelente fala de Paes de Souza sobre o polêmico assunto.

Você pode gostar...