Por um saneamento público e cidadão

 

Soberania em Debate

Por um saneamento público e cidadão

Quinta-feira, 11 de Maio – 18h

Até quando persistirão as dificuldades para que haja um saneamento digno a toda a população?

De acordo com o ranking de dados do saneamento no Brasil, o país ainda tem quase 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada, 100 milhões sem coleta de esgotos (representando 47,6% da população) e somente 46% dos esgotos produzidos no país são tratados.

O presidente Lula acaba de sancionar, com veto, a lei que obriga concessionárias de saneamento a prevenir o desperdício de água. A norma também trata do aproveitamento da água de chuva e da chamada água cinza, aquela usada em chuveiros, lavatórios de banheiro, tanques e máquinas de lavar roupa.

O trecho vetado prevê que as águas de chuvas e as águas cinzas só poderiam ser destinadas a “atividades menos restritivas quanto à qualidade”. De acordo com a mensagem encaminhada ao Parlamento, o presidente justifica que a medida “inviabilizaria a utilização de águas da chuva para o consumo no semiárido brasileiro e causaria insegurança hídrica para os habitantes da região, uma vez que há ampla utilização de cisternas para coleta de água da chuva e sua utilização para fins diversos, entre os quais o uso como água potável”, como informa a Agência Brasil.

Para falar do tema importante, o convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate é o engenheiro e pesquisador da Fiocruz Minas, Leo Heller. Ele foi Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas entre 2014 e 2020.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Leo Heller – Graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e doutorado em Epidemiologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado na University of Oxford. É Doutor Honoris Causa pela University of Newcastle. Foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário. É pesquisador do Instituto René Rachou, Fiocruz Minas. É autor do livro “The Human Rights to Water and Sanitation”, pela Cambridge University Press.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 988999919

Você pode gostar...