A crise pela lente de Silvio Tendler: ‘A bolsa ou a vida’

SOBERANIA EM DEBATE

 “A Bolsa ou a Vida”

 A crise pela lente de Silvio Tendler

 Sexta-feira, 13 de agosto, às 17h

Desenvolvido em meio à tragédia do Coronavírus, em 2020, o documentário “A bolsa ou a vida”, de Silvio Tendler, questiona ‘o que virá depois da pandemia’? “É uma discussão sobre se no pós-pandemia a centralidade será no ser humano e na natureza ou no cassino financeiro”, como definiu o cineasta. Todas as mais de 73 entrevistas para o filme foram realizadas por meio de videoconferências.

Personalidades do mundo artístico/cultural, como Ailton Krenak e Padre Júlio Lancelotti, e cidadãos comuns que fazem parte do cotidiano das cidades brasileiras, os verdadeiros atores do caos social que vivemos, são todos protagonistas. O doc parte da vivência de ‘Duda’, motorista de Uber na cidade do Rio de Janeiro.

A Bolsa ou a Vida foi produzido com orçamento 100% colaborativo de 19 entidades entre sindicatos, federações e confederações, além de pessoas físicas. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro/Senge – RJ se orgulha de mais uma vez fazer parte desse grupo de apoiadores.

Para falar desse caos nosso de todo dia, que engloba política, economia e vulnerabilidade social, Silvio Tendler, é o convidado desta sexta no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Silvio Tendler – Formado em História, pela Université de Paris VII, com Mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Paris VII – Sorbonne, Silvio Tendler é conhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos”. Iniciou sua trajetória no cinema através do Movimento Cineclubista, em meados dos anos sessenta, responsável pela formação de uma geração quando ainda não havia escola de cinema.

Contribuiu para a Fundação do Novo Cinema Latino-americano, Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-americano e do Comitê de Cineastas da América Latina. Em plena Ditadura Militar, criou a Caliban Produções Cinematográficas, empresa especializada na produção de biografias históricas de cunho social.

Entre as muitas homenagens recebidas, a Mostra de Cinema “O Documentário”; o Prêmio Parceiros da Paz e da Sustentabilidade concedido pela Agência Brasil Sustentável; a homenagem no Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, FestFilmes; e o Troféu Fundação Memorial da América Latina, do IX Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo.

Destaques na elogiada filmografia: “GLAUBER – O FILME LABIRINTO DO BRASIL” – 2003 – HORS CONCOURS FESTIVAL DE CANNES

“OS ANOS JK – UMA TRAJETÓRIA POLÍTICA” – 1980

“JANGO” – 1984 – Prêmio MARGARIDA DE PRATA – CNBB

DEDO NA FERIDA” – 2017 – Prêmio voto popular FESTIVAL DO RIO

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919

Você pode gostar...