PM reprime professores em Caxias, em votação de projeto que corta direitos da categoria

""

Os professores municipais de Duque de Caxias (RJ) foram mantidos presos dentro da Câmara de Vereadores, do fim da tarde de ontem (3) até a manhã desta sexta-feira (4), quando os parlamentares votaram de forma sumária o projeto do prefeito Washington Reis (PMDB), que retira vários direitos da categoria. Por exemplo, acaba com a diferença de 12% entre os níveis de carreira, aumenta de 11% para 14% a contribuição previdenciária, e altera os subsídios concedidos a profissionais que trabalham em áreas de difícil acesso e perigosas, entre outras medidas.

Sem reajuste e com os salários atrasados, os profissionais da educação de Duque de Caxias foram surpreendidos na quarta (2) pela proposta do prefeito e, na tarde da quinta (3), decidiram ir à Câmara protestar contra o projeto, onde foram agredidos pela PM e mantidos isolados nas galerias – proibidos inclusive de usar os banheiros – até esta manhã, quando a votação aconteceu sob forte repressão, com policiais armados dentro do Plenário. Os professores dentro da Câmara ficaram sem acesso à comida e sem poder se comunicar com os professores que estavam no lado de fora.

Segundo o deputado Waldeck Carneiro (PT-RJ), que foi à Câmara tentar uma mediação entre vereadores e professores, o que se viu foi um “circo de horrores”. Para ele, os professores devem ir à Justiça contra a aprovação do projeto, porque, na sua avaliação, uma série de ritos obrigatórios deixaram de ser observados na votação, feita em “condições totalmente anormais”.

Confira no vídeo da BandNews, alguns momentos da manifestação dos professores de Duque de Caxias.

Você pode gostar...