Para entender o negacionismo

SOBERANIA EM DEBATE

PARA ENTENDER O NEGACIONISMO

Sexta-feira, 24 de junho, 17H

O negacionismo que veio a reboque do perverso governo Bolsonaro atrasa o país em diversos setores essenciais, deixando indignados cientistas, historiadores e boa parte da sociedade, que anseiam por mudança urgente nas próximas eleições. Talvez um dos maiores exemplos do mal que acarreta a negação da ciência seja a irresponsabilidade com que foi tratada a pandemia de Covid-19 no Brasil, traduzida em mais de 600 mil mortes.

Um dos autores do Dicionário dos Negacionismos no Brasil, ao lado de José Luiz Ratton,  o professor e pesquisador José Szwako é o convidado desta sexta-feira no Soberania em Debate. Para ajudar a entender o negacionismo, “os verbetes do Dicionário apresentam conteúdos e debates científicos elaborados por experts das mais diversas áreas do conhecimento e vinculados a instituições nacionais e estrangeiras. Os termos debatidos estão sempre ligados aos conflitos desenrolados ao redor da ciência e contra ela”.

Um papo atual e necessário. Não percam!

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

José Szwako – Professor e pesquisador do IESP-UERJ, doutor em Ciências Sociais (Unicamp), investiga os impactos institucionais advindos da ação de grupos e movimentos da sociedade civil. Mais recentemente, se dedica a formas de mobilização e oposição às ciências (contramovimentos científicos, negacionismos, ceticismos, anti-intelectualismo), bem como às formas acadêmicas de organização em defesa das ciências. Editor da “Coleção Sociedade & Política” (IESP-EdUERJ); criador e coordenador da Especialização em Política e Sociedade (IESP-UERJ).

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919

Você pode gostar...