No Festival do Rio, plateia aplaude "Dedo na ferida", documentário de Silvio Tendler

""O excelente documentário de Silvio Tendler, que mostra, com didática e precisão, como são cada vez mais devoradores os tentáculos do Capitalismo, está fazendo sucesso no Festival de Cinema do Rio. Na primeira sessão, fechada para convidados, no Lagoon, na noite da última quarta-feira, o filme foi bastante aplaudido ao final da exibição, na sala lotada. Houve gritos de “fora Temer, Pezão, Crivella, e até um fora César Benjamin”, vindo com muitas possibilidades de alguma professora revoltada.

O mesmo se deu, de forma mais intensa, na tarde de ontem, no Odeon. Feriado, dia lindo de sol, centro da cidade, e o cinema lotado ovacionou de pé o doc. Tendler, emocionado e feliz, registrou e agradeceu a presença de todos os que fizeram da sessão a melhor escolha num dia de folga e calor. Ao lado de dois protagonistas, a professora de Economia, Laura Carvalho, e o ex-ministro Celso Amorim, que também esteve presente na estreia, Silvio revelou que fora reprovado duas vezes na Faculdade, na cadeira de Introdução à economia, e fazendo o filme aprendeu muito, sem a menor dificuldade.

Certamente a mesma sensação de todos os que assistiram ao filme tão bem definido por Laura Carvalho como uma “aula de economia profunda, cativante, que não cansa em momento algum”. Opinião reforçada pelo comentário na plateia, da produtora Raphaela Vieira, de que o doc é “esclarecedor, atual e imprescindível”.

Celso Amorim ressaltou o prazer em participar do projeto no momento lamentável que vive a economia do país. “O filme demonstra situações que se revelam mais complexas do que de fato são, para que somente os donos do poder se apresentem como os únicos capazes de resolvê-las”. E com a sua eterna fé num Brasil melhor, aconselhou: “Mas é preciso ter esperança, com luta. O filme também serve para que possamos nos insurgir contra o domínio do capital financeiro”.
Muitos aplausos mais uma vez encerraram o bate-papo. E da plateia ainda foi sugerido que o Senge transforme o filme em livro.

Hoje (13), às 19h, no São Luiz, tem a última sessão no Festival do Rio. Que o sucesso se consolide e os votos para que o filme esteja entre os vencedores do evento também!

Você pode gostar...