A importância das ferrovias para a integração nacional


SOBERANIA EM DEBATE

A importância das ferrovias para a integração nacional

Quinta-feira, 10 de agosto, às 16H

 

Estudos apontam que num país da dimensão do Brasil, o transporte ferroviário consegue conectar os principais centros econômicos e industriais, facilitando o escoamento de sua produção no mercado interno e auxiliando o processo de exportação, interligado a portos e aeroportos.

A malha ferroviária também apresenta outras consideráveis vantagens em relação a caminhões e carretas, como a maior competitividade e proteção das cargas transportadas; economia e rapidez; e menor impacto ambiental.

O presidente Lula afirmou mês passado, no início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que o Brasil precisa de mais investimentos no modal ferroviário e, que, construir ferrovias é interesse da soberania nacional.

Para falar do tema relevante, o engenheiro Romulo Orrico, responsável pela implantação do BRS na cidade do Rio e o sistema de Bilhete Único, é o convidado desta semana no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor

Romulo Orrico – Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Urbanismo e Planejamento Territorial pela Universidade de Paris. É professor de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com ênfase em pesquisa do transporte público. Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011). Foi responsável pela implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar.

Entrevistadores

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Cientista político e advogado. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Você pode gostar...