A energia produtiva e criativa das favelas

SOBERANIA EM DEBATE

A energia produtiva e criativa das favelas

Sexta-feira, 18 de março, 17H

O Rio de Janeiro pode servir de base a qualquer estudo que trate de desigualdade social e talvez, na mesma medida, do potencial mal avaliado de seus habitantes nascidos nas comunidades e periferias. Ainda que não sejam poucos os exemplos de sucesso, nos mais diversos setores, que se revelam a cada dia, oriundos desses locais maltratados pelo poder público, e quase sempre destacados apenas pela ótica da violência.

Há um potencial de riqueza que permeia o interior do Estado e que, na capital, vai da Zona Sul às Zonas Norte e Oeste, de Realengo a Santa Cruz. Esta tese é defendida arduamente pela Deputada Federal Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro. Nascida e criada no Chapéu Mangueira, comunidade do Leme, na Zona Sul da cidade, Bené acredita que a energia produtiva e criativa das favelas é a melhor solução para unir a cidade partida.

 “Combater a miséria, a desigualdade, o racismo. Levar saúde e educação públicas de qualidade, além de condições mínimas para o povo trabalhar e gerar riqueza” são os ingredientes que a deputada petista quer ver misturados, para eliminar preconceitos, reduzir a violência e permitir um olhar ampliado sobre as muitas contribuições que as favelas podem dar. E é para falar do tema tão necessário que Benedita da Silva é a convidada do Soberania em Debate desta sexta. Não percam!

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedora:

Benedita da Silva

Benedita da Silva – Professora , auxiliar de enfermagem, assistente social, vereadora, governadora do Estado do Rio de Janeiro, senadora. Foi Ministra de Estado da Secretaria Especial da Assistência e Promoção Social entre 2003 e 2004, durante o primeiro mandato do presidente Lula. Atualmente é deputada federal .  Foi a primeira mulher negra a atingir postos políticos relevantes na história do Brasil.

Seus mandatos políticos foram marcados pela defesa dos direitos dos mais pobres, das mulheres, das negras e negros, e dos excluídos. É autora do projeto que inscreveu Zumbi dos Palmares no panteão dos heróis nacionais e instituiu o 20 de novembro como  “Dia Nacional da Consciência Negra”.  Foi relatora da chamada PEC das Domésticas.  E autora da Lei de Emergência Cultural que destinou recursos para mitigar os efeitos da pandemia através de renda emergencial para trabalhadores da cultura.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919

Você pode gostar...