Grito dos Excluídos quer justiça, direitos e liberdade

“Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade! ” é o lema do 25º Grito dos/as Excluídos/as, conjunto de manifestações populares que culminam com o Dia da Independência – em 7 de setembro. “Os direitos e os avanços democráticos conquistados nas últimas décadas, frutos de mobilizações e lutas, estão ameaçados”, alerta, em carta de apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo(MA), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora.

“O ajuste fiscal, a reforma trabalhista aprovada e, agora, o projeto de Reforma da Previdência estão retirando direitos dos trabalhadores para favorecer aos interesses do mercado”, explica o documento. “O próprio sistema democrático está em crise, distante da realidade vivida pela população. O Grito precisa colaborar para gerar processos de conscientização e de mobilização social e de profecia da Igreja em defesa dos mais vulneráveis.”

O Grito dos Excluídos tem como objetivo denunciar formas de exclusão e violência social, propondo caminhos para uma sociedade mais justa. Surgiu durante a Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre 1993 e 1994. Embora seja uma iniciativa da CNBB, conta com a participação de diversas entidades do movimento social. A programação inclui celebrações, atos públicos, caminhadas, shows, seminários, debates. Os ritos de celebração no fim de semana de 7 e 8 de setembro devem destacar os crimes ambientais de Mariana e Brumadinho, a violência contra as mulheres, o flagelo do desemprego em massa.

https://www.gritodosexcluidos.com/

Aqui para ler na íntegra a Carta de Apoio da CNBB

Você pode gostar...