Reviver Centro: projeto urbanístico ou imobiliário?

SOBERANIA EM DEBATE

Reviver Centro: projeto urbanístico ou imobiliário?

Quinta-feira, 3 de agosto, às 16H

Ocupar o vazio dos centros de cidades brasileiras, pós-pandemia, passou a ser prioridade de seus governantes. Recuperação de antigas construções, habitações populares, projetos culturais em lojas fechadas estão dentre as propostas dos planos urbanísticos que se apresentam. Caso do Rio de Janeiro, onde o ex-secretário de Planejamento Urbano na Prefeitura de Eduardo Paes, Washington Fajardo, lançou, em 2021, o Reviver Centro.

A proposta, mesmo reconhecida como de grande importância para qualquer cidade do mundo, sofreu críticas. O então vereador Reimont, (hoje deputado federal), à época da aprovação na Câmara de Vereadores, sintetizou uma preocupação externada também por outros parlamentares, a de que o Reviver Centro “poderia ser um projeto mais arrojado, não para o mercado, mas para resolver uma questão crucial no Rio de Janeiro, que é a habitação de interesse social”. Principalmente, para beneficiar os trabalhadores que atuam na região e encaram horas no transporte coletivo para chegar aos locais de trabalho.

Para comentar o projeto e as reais intenções imobiliárias que podem estar nele contidas, teremos no Soberania em Debate desta semana a opinião abalizada do urbanista Pablo Benetti, presidente do CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Pablo Benetti Arquiteto – Urbanista mestrado e doutorado. Professor titular na graduação e Pós-graduação em Urbanismo (PROURB), da FAU/UFRJ. Foi diretor da FAU-UFRJ e Pró-reitor de extensão. Ganhador dos concursos Rio-Cidade, Favela-Bairro e Morar Carioca. Premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, em 87,96,97,2001,2007. Autor dos livros: Habitação Social e Cidade; Praça para alemão ter – bibliografia comentada sobre o Complexo do Alemão; Qualidade da habitação em três escalas – Análise do programa Minha Casa Minha Vida; Desafios para o projeto urbano: Metodologia e conceitos. É Membro do Conselho Superior do IAB e Presidente do CAU-RJ.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Cientista político e advogado. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Você pode gostar...