Quando o crime aparelha o Estado

Nos ataques realizados no dia 23 de outubro por criminosos na zona oeste do Rio de Janeiro, 35 ônibus e um trem foram queimados. O vandalismo afetou o funcionamento do comércio, das escolas e do trânsito. A ação ocorreu após a morte de um miliciano em operação policial. Algumas linhas do BRT foram paralisadas por questões de segurança. E a concessionária Supervia também fechou algumas estações de trem. Mais uma vez, moradores e trabalhadores da região pagaram o pato pela ausência de transporte público e pelos congestionamentos em diversas vias bloqueadas.

É assustador o poder que as milícias assumem a cada dia no estado, em parceria criminosa com policiais e alguns políticos. E para falar do tema que tanto nos revolta, o sociólogo Michel Misse, fundador do NECVU – Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ, é o convidado desta semana no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano nesta quarta-feira em razão do feriado na quinta. E retransmitido pela TVT sexta e sábado.

Debatedor:

Michel Misse – Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro Mestre e Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ/SBI/UCAM. Professor de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrou o comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Democracia e Segurança Cidadã. Publicou livros e estudos, como “Crime e Violência no Brasil Contemporâneo. Estudos de sociologia do crime e da violência urbana”. Organizou, com Alexandre Werneck, a coletânea “Conflitos de grande interesse”; e com Carolina C. Grillo, Cesar, P. Teixeira e Natasha Néri o livro “Quando a Polícia Mata”.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Cientista político

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Você pode gostar...