Os interesses de Musk na Amazônia

SOBERANIA EM DEBATE
Os interesses de Musk na Amazônia
Sexta-feira, 27 de maio, 17H

Desde que o bilionário Elon Musk botou os pés no Brasil, são muitas as especulações sobre o real motivo de seu encontro semana passada com o governo e empresários no interior de São Paulo. Mas de uma coisa muitos não duvidam, a nossa Amazônia está na mira de interesses bem ambiciosos.

Musk é dono, entre outras, da Starlink Brazil Holding, registrada na rua Líbero Badaró, no centro da capital paulista, uma divisão da SpaceX, empresa de exploração espacial fundada por ele em 2002, que se propõe a oferecer internet rápida e de baixa latência para regiões distantes.

Segundo o mega empresário americano e um dos homens mais ricos do mundo, a estrutura da Starlink será usada no monitoramento da floresta amazônica e atenderá 19 mil escolas em áreas rurais. E o Ministério das Comunicações informou, em comunicado, que a tecnologia também será usada para combater incêndios ilegais.

Entre o discurso oficial e o interesse real da empresa americana está a ameaça que a cobiçada região amazônica pode estar sofrendo mais uma vez. Afinal de contas, o atual presidente da República não disfarça nem um pouco sua febre entreguista e inconsequente.

Para falar do acordo e do risco possível que atinge diretamente a soberania do Brasil, o ex-Gerente de Serviços via Satélite na Embratel e de Desenvolvimento, na Star One,  Jorge Eduardo Tavares, é o convidado desta sexta-feira no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano.Excepcionalmente, o programa será gravado às 14h e exibido às 17h.  Por isso, não estará aberto a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Jorge Eduardo da Silva Tavares – Mestre em Engenharia Elétrica PUC-RJ, Engenheiro Eletricista PUC-RJ. Foi Gerente de Serviços via Satélite na Embratel e Gerente de Desenvolvimento, na Star One. É Membro da Divisão de Eletrônica e TI e do Conselho Diretor do Clube de Engenharia/RJ.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena/ Assessoria de Imprensa – (21) 98899-9919

Você pode gostar...