O racismo e a falsa democracia racial no Brasil


Por Lidia Pena


SOBERANIA EM DEBATE

O racismo e a falsa democracia racial no Brasil

Quinta feira, 06 de agosto, às 17H

Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, com o apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line.

Desde sempre, é preciso falar da luta contra o racismo no Brasil e no mundo. E, aqui, cada dia mais as mulheres assumem o protagonismo no discurso histórico, afiado, pronto a cortar a hipocrisia e os disfarces que tentam negar a existência de racismo no nosso país. Com o brutal assassinato de George Floyd nos EUA, um grito forte virou Movimento e ecoa em todo o planeta: Vidas negras importam!

Este é o tema da nossa próxima live, cujo tempo de duração será de 60 minutos.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e estará aberto a perguntas no chat.

Palestrantes

  • Aline Najara – Especialista em História da Cultura Afro-brasileira, mestra em Estudos de Linguagens na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e doutoranda em História Social na UFRRJ. Professora substituta na UNEB, onde é coordenadora do LEAFRO (Laboratório de Estudos Africanos e do Espaço Atlântico). Autora do livro Luiza Mahin: Uma rainha africana no Brasil e da Revista Luiza Mahin: A guerreira dos Malês.
  • Ynaê Lopes – Mestre e doutora em História Social na Faculdade de Filosofia Letras e Ciência, FFLCH-USP e especialista em História da escravidão nas Américas. Autora de História da África e do Brasil Afrodescendente.

Mediador
Francisco Teixeira da Silva
– Historiador e cientista político. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Titular do CPDA/UFRJ-UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.

Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
98899-9919

Você pode gostar...