Direitos dos Trabalhadores – Como Revogar as Perdas

SOBERANIA EM DEBATE

Direitos dos Trabalhadores – Como Revogar as Perdas

Sexta-feira, 18 de Fevereiro, às 17H

A reforma Trabalhista e a Previdenciária, iniciadas no governo Temer, logo após o golpe que tirou a presidenta Dilma Rousseff do poder, foram aprofundadas a partir de 2019, já no governo Bolsonaro e continuam até hoje por iniciativa do poder Executivo, através de várias medidas provisórias. Essas reformas já retiraram cerca de 100 artigos da CLT, precarizaram as relações de trabalho e feriram de morte o poder dos sindicatos e a sua própria sobrevivência. A justificativa era de que se tratava de um “sacrifício” fundamental para o país sair da crise econômica e a possibilidade de geração de empregos, pela desoneração da folha de pagamento, principalmente para os jovens trabalhadores.

O que se viu foi a legalização do bico, empregos sem direitos ou garantias e com salários baixíssimos. Temer garantira gerar mais de 6 milhões de empregos e aquecer a economia. Ao contrário, um ano depois da aprovação das reformas, foram fechadas três milhões de vagas formais e o número de desempregados no país alcançou, na época, 13,2 milhões de trabalhadores. E o panorama só piora: A OIT estima que Brasil manterá 14 milhões de pessoas desempregadas este ano.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) quer participar do debate sobre a revisão da reforma e tem o apoio do ex-Presidente Lula,  que defende a revisão da lei da mesma forma que a Espanha, que acaba de aprovar nova lei que revoga vários dispositivos da reforma neoliberal realizada no país há 10 anos.

Para falar desse assunto que envolve a recuperação dos direitos históricos dos trabalhadores, Clemente Ganz Lúcio, que foi Diretor Técnico do Dieese por mais de quinze anos, é o convidado da próxima sexta, no Soberania em Debate.  Para ele: “Em novembro de 2017, com a entrada em vigor da reforma trabalhista, o Brasil deu um largo passo rumo à lógica da subordinação à economia globalizada a partir do mundo do trabalho.”

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais. Foi Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE no período de 2004 a 2020.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919

Você pode gostar...