Soberania em Debate: Como construir uma nova Justiça?

Como construir uma nova Justiça?

Sexta feira, 18 de dezembro, 17H

Desde o início da pandemia, o Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line.

O Poder Judiciário foi um agente fundamental para estabelecer o estado de caos em que o Brasil foi lançado. Como superar isso, diante de um Poder que ainda persiste em violar os direitos e garantias fundamentais, a exemplo do que vimos recentemente, quando uma juíza no Rio de Janeiro proibiu o Jornal Nacional de divulgar matéria contra o filho do presidente da República, ou um juiz na Paraíba que censurou a publicação de livro e perseguiu professores posicionados contra a Lava Jato e o governo Bolsonaro?

O Judiciário é uma instituição cheia de privilégios, uma verdadeira “caixa preta”, como disse o ex-presidente Lula em 2003; seus membros procuram, em grande parte, colocar-se distante da realidade da população. Como mudar essa situação?

As respostas a essas questões serão dadas, no próximo Soberania em Debate, pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Nacional, Cezar Britto.

A live, com duração de 50 minutos, será transmitida pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano.

Convidado:

Cezar Britto é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É advogado de entidades sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais. É membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É ainda membro da União Internacional dos Advogados (UIA), Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Associação Luso Brasileira de Juristas do Trabalho (JUTRA) e Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). É diretor técnico da Revista Fórum de Direito Sindical, consultor do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE) e membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Foi presidente da OAB Nacional, presidente da União dos Advogados da Língua Portuguesa, conselheiro federal e secretário-geral da OAB.

Entrevistadores:

Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor titular do CPDA/UFRJ-UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/ (21) 98899-9919

Você pode gostar...