Como acabar com a fome no Brasil

SOBERANIA EM DEBATE

Como acabar com a fome no Brasil

Quinta-feira, 13 de outubro, 16H

Voltamos ao triste mapa da fome e é urgente buscar a saída mais uma vez. O combate à fome teve início no primeiro mandato do governo Lula, com a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil – CONSEA, que reunia os governos municipais, estaduais e federais na formulação e avaliação de Políticas Públicas voltadas para o combate à fome e à miséria. Foi criado também o Bolsa Família, programa de transferência direta de renda com incentivo à educação e à saúde.

O Soberania em Debate desta quinta-feira recebe um expert no assunto, o agrônomo e professor da UNESP, José Baccarin, que foi Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na execução do Programa Fome Zero, no primeiro mandato do Presidente Lula. Para apontar as saídas a serem tomadas com urgência num possível e necessário novo governo Lula.

De acordo com o relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, apresentado pela Organização das Nações Unidas, para a Agricultura e Alimentação, 2,5% da população se encontram em grave situação alimentar e pelo menos 5,2 milhões de brasileiros passaram ao menos um dia inteiro sem comer ao longo de 2021.

Os dados do segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, da rede Penssan, mostram que só 4 entre 10 famílias conseguem acesso pleno à alimentação, ou seja, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer, são 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome em pouco mais de um ano.

A edição recente da pesquisa mostra que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau – leve, moderado ou grave (fome). O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990.

No Brasil, a insegurança alimentar atinge mais regiões como Norte e Nordeste, e os números chegam a quase 80% da população.

Debatedor:

José Giacomo Baccarin – Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, Mestre em Economia Agrária pela ESALQ/USP, Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCAr.

É Professor Livre Docente da UNESP, ministrando aulas de economia agrária e políticas agrícolas. Foi Prefeito de Jaboticabal (SP), entre 1989 e 1992, e Deputado Estadual em São Paulo, de 1995 a 1998. Foi Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na execução do Programa Fome Zero, no primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E foi Superintendente do INCRA no Estado de São Paulo, entre 2011 e 2012.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas). Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa (98899-9919)

 

Você pode gostar...