China: Desenvolvimento e Soberania – Parte 2


SOBERANIA EM DEBATE

China: Desenvolvimento e Soberania (Parte 2)

30 de abril (sexta-feira), 17h

O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), transmite pelo YouTube, no dia 30 de abril, às 17h, a segunda parte do Soberania em Debate com o historiador e pesquisador do Instituto Tricontinental Marco Fernandes.

Marco Fernandes, que mora em Xangai, vai analisar as principais estratégias geopolíticas da China, no contexto da nova Guerra Fria imposta pelos EUA, e aspectos do programa econômico que resultou no fim da miséria e da pobreza extrema no país, anunciado oficialmente em fevereiro deste ano pelo presidente Xi Jinping. Também estão na pauta as relações com o Brasil sob o governo Bolsonaro.

Fernandes é editor do Notícias da China (Dongsheng) e pesquisador do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, instituição internacional orientada pelos movimentos populares e políticos da Ásia, África e América Latina, com objetivo de promover o pensamento crítico, em uma perspectiva emancipatória.

Participam da conversa o historiador Francisco Teixeira e o advogado e cientista político Jorge Folena, coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano, que visa promover debates para subsidiar a construção de um projeto nacional com soberania e justiça social.

Os temas abordados no debate cobrirão o seguinte roteiro temático:

1. O papel do passado e de seus traumas históricos e a formulação atual da política e da diplomacia internacional da China.

2. A questão de Taiwan e a “política de uma só China” – riscos atuais perante os Estados Unidos.

3. O comércio mundial como forma de evitar a guerra – tecnologia, commodities e terras raras.

4. A economia chinesa e a superação da pobreza.

5. As relações sino-brasileiras sob Bolsonaro: crise ou acomodação?

A transmissão será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano.

Devido ao fuso horário, de 11 horas de diferença, optou-se por não fazer a transmissão ao vivo. E o programa foi dividido em duas partes. Assim, nesta sexta, 30 de abri, no mesmo horário, irá ao ar a segunda parte.

Desde março de 2020, o Movimento SOS Brasil Soberano mantém sua agenda via recursos on-line, em respeito à gravidade da pandemia no Brasil.

Debatedor

Marco Fernandes – Pesquisador do Instituto Tricontinental e editor do Notícias da China (Dongsheng). É mestre em História e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mora em Xangai.

Entrevistadores

Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, do CPDA/UFRRJ e da UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.

 


Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
(21) 98899-9919

Você pode gostar...