Nesta sexta (26), a proposta de Temporão para a saúde

SOBERANIA EM DEBATE

Complexo industrial da saúde

Sexta-feira, 26 de agosto, 17H

“O tema do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) inscreveu-se definitivamente na agenda da Reforma Sanitária Brasileira e da saúde pública. É, no entanto, ainda pouco conhecido e discutido e, para nos aproximarmos dessa discussão, é necessário destacar o aspecto dual da saúde. Ao mesmo tempo em que se mostra necessária para o bem viver, a saúde é fonte de geração de renda, de investimento e de emprego.” A afirmação é do sanitarista José Gomes Temporão, para quem o Brasil tem a estrutura produtiva mais importante da América Latina. “A Saúde representa entre 8% e 10% do PIB e 10% do trabalho qualificado do país, além de liderar a produção científica nacional – 30% dos gastos em P&D [pesquisa e desenvolvimento] estão na área da Saúde.”

O ex-ministro da Saúde do segundo Governo Lula considera o SUS o maior sistema universal do mundo. Defende que o novo governo, a ser eleito em outubro, adote com urgência um conjunto de medidas intersetoriais e interdisciplinares para reconstruir o Sistema Único de Saúde, inteiramente desrespeitado no governo Bolsonaro.

Convidado desta sexta-feira no Soberania em Debate, Temporão vai falar também das imensas desigualdades sociais e territoriais no acesso à saúde, redução do potencial brasileiro de inovação e aumento da distância tecnológica entre os países.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor

José Gomes Temporão – Médico sanitarista. Foi Ministro da Saúde no segundo mandato do Governo Lula. Foi Diretor Executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS). Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializou-se em Doenças Tropicais na mesma Universidade. Fez mestrado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é pesquisador, e doutorado em Medicina Social no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Entrevistadores

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas). Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena/Assessoria de Imprensa

(21) 98899-9919

 

Você pode gostar...