Modelo energético e transição sustentável

Soberania em Debate

O modelo energético brasileiro e a transição sustentável

Quinta-feira, 18 de Maio – 18h

 

Como equacionar energia e sustentabilidade?

Impossível nos dias de hoje se pensar em qualquer aspecto do desenvolvimento econômico do país, sem que se inclua a sustentabilidade, com a máxima redução da degradação ambiental, e sem que as questões sociais estejam presentes no debate. Isso vale essencialmente para o setor de energia.

“A Eletrobras, criada em 1962, se tornou responsável por cerca de um terço de toda a capacidade de geração de energia elétrica no Brasil. Para que isso fosse possível, foi necessário que a estatal tomasse a frente da criação e expansão do sistema de geração e distribuição de energia, garantindo a infraestrutura necessária para que empresas privadas também pudessem se estabelecer e contribuir para o setor”.

A afirmação é da economista Renata Vieira, que ao lado do também economista Weslley Cantelmo, irão participar do Soberania em Debate desta quinta-feira. Ambos pertencem ao Instituto Economias e Planejamento (IEP). Eles responderão como a estrutura elétrica brasileira deve avançar para atender às demandas da atualidade. E, nesse sentido, analisar se a contestada privatização da Eletrobras trará contribuições.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedores:

Renata Guimarães Vieira – Graduação e doutorado em Economia pela UFMG. Tese defendida sobre conflito entre comunidade tradicional e parque ambiental na região norte de Minas Gerais. Foi diretora de Programas de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no governo estadual. Lecionou na Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Foi consultora em programa de recuperação produtiva junto aos assentamentos da reforma agrária atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (Mariana-MG). Atualmente é consultora na área de licenciamento ambiental para empreendimentos de energia renovável. E membro do Instituto Economias e Planejamento (IEP).

Weslley Cantelmo – Economista. Mestre em Geografia pelo IGC/UFMG e doutorando em Economia pelo Cedeplar/UFMG. É cofundador e atual presidente do Instituto Economias e Planejamento (IEP). E cofundador da Apó Consultoria Territorial e Ambiental. Atuou no governo de Minas Gerais na formulação de políticas públicas de desenvolvimento regional e urbano e foi superintendente de Planejamento Urbano e Regional entre 2013 e 2018. Foi coordenador no Governo de Minas Gerais no processo de mapeamento e reparação de danos do rompimento da barragem de Fundão (Mariana-MG).

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 988999919

Você pode gostar...