SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Não foi fornecido um URL válido.

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Não foi fornecido um URL válido.

Sem sul, sem futuro: é hora de virar o jogo civilizatório

Soberania em Debate

Sem sul, sem futuro: é hora de virar o jogo civilizatório

Quinta-feira, 4 de dezembro – 16h00

 

Em passagem pelo Brasil, o professor e escritor Boaventura de Sousa Santos foi protagonista de um evento no Senge/RJ para nos ajudar a pensar o papel dos Movimentos Sociais na sustentação e defesa da democracia. Ele também lançou seus livros Direito e Epistemologias do Sul Direitos da Natureza. Na ocasião, gravou um pod cast com a equipe do Soberania em Debate, que será exibido nessa quinta-feira.

Entre os assuntos destacados na conversa está a valorização dos saberes locais, dos excluídos, como ferramentas fundamentais para a construção de um novo mundo. Daí o título de um de seus livros citado acima.

Boaventura ainda abordou a exclusão econômica consequente do neoliberalismo, aliado ao capitalismo no sul global geopolítico, que envolve as nações em desenvolvimento, predominantemente na América Latina, África, Ásia e Oceania. Os principais países membros do bloco são Índia, China e Brasil.

Ele considera a questão ambiental o grande desafio do Século 21. E chamou a atenção para a urgência das eleições em 2026, em países como o Brasil, sob forte ameaça da extrema-direita. Não percam!

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano em parceria com o Canal do Conde e pela Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.

Debatedor

Boaventura de Sousa Santos é Professor jubilado de Sociologia, Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Possui o grau de Doutor em Direito, Honoris Causa, ela Universidade McGill. Foi Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autor de diversos livros, traduzidos em várias línguas, que abordam, entre outras questões, a globalização, sociologia do direito e política, epistemologia e estudos pós-coloniais. É poeta e também escreve letras para rap, como mostra seu livro Rap Global.

Entrevistadora

Beth Costa – Jornalista

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Redação – Rodrigo Mariano