SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Não foi fornecido um URL válido.

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Não foi fornecido um URL válido.

Roberto Amaral encerra ciclo de palestras “Radiografias do Fascismo” no dia 20 de março

Na palestra de encerramento, Amaral analisa os fatores que mantêm o fascismo vivo, não apenas entre seus articuladores, mas também na inércia das esquerdas em enfrentá-lo — uma postura que, historicamente, apenas deu tempo para que o ovo da serpente chocasse com ainda mais força.

 

No próximo dia 20 de março, quinta-feira, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) encerra o ciclo de palestras “Radiografias do Fascismo” com uma exposição do jornalista, professor e político Roberto Amaral. O evento será realizado no auditório do Senge RJ, no Edifício São Borja, na Cinelândia., centro do Rio, e será aberto ao público.

Com o tema “O fascismo ao longo da história”, Amaral analisará como esse fenômeno se manifesta em diferentes países, mostrando que, embora possa assumir novas roupagens e discursos para se atualizar, sua essência e estratégias para alcançar o poder permanecem as mesmas.

Além disso, Amaral abordará um padrão histórico recorrente: a busca das esquerdas por votos conservadores ou por maior governabilidade, composição política e conciliação. Essa postura, argumenta ele, faz com que as forças progressistas se afastem de suas bases naturais e se aliem à direita — um movimento que, seja na Alemanha, nos EUA, no Brasil ou em qualquer outro país, frequentemente resulta no fortalecimento e na vitória política e eleitoral da própria direita.

O evento, que contará com a participação da plateia, é gratuito. O registro da palestra será publicado posteriormente nos canais do SOS Brasil Soberano e do Senge RJ no YouTube.

📌 Serviço:
📍 Local: Senge RJ – Av. Rio Branco, 277, 17º andar, Cinelândia, Rio de Janeiro.
⏰ Data e horário: 20 de março (quinta-feira), às 18h.
👤 Formato: Presencial, com participação da plateia
💻 Reprodução: publicação posterior da palestra nos canais do SOS Brasil Soberano e do Senge RJ no YouTube.