SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Roberto Amaral encerra ciclo de palestras “Radiografias do Fascismo” no dia 20 de março

Na palestra de encerramento, Amaral analisa os fatores que mantêm o fascismo vivo, não apenas entre seus articuladores, mas também na inércia das esquerdas em enfrentá-lo — uma postura que, historicamente, apenas deu tempo para que o ovo da serpente chocasse com ainda mais força.

 

No próximo dia 20 de março, quinta-feira, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) encerra o ciclo de palestras “Radiografias do Fascismo” com uma exposição do jornalista, professor e político Roberto Amaral. O evento será realizado no auditório do Senge RJ, no Edifício São Borja, na Cinelândia., centro do Rio, e será aberto ao público.

Com o tema “O fascismo ao longo da história”, Amaral analisará como esse fenômeno se manifesta em diferentes países, mostrando que, embora possa assumir novas roupagens e discursos para se atualizar, sua essência e estratégias para alcançar o poder permanecem as mesmas.

Além disso, Amaral abordará um padrão histórico recorrente: a busca das esquerdas por votos conservadores ou por maior governabilidade, composição política e conciliação. Essa postura, argumenta ele, faz com que as forças progressistas se afastem de suas bases naturais e se aliem à direita — um movimento que, seja na Alemanha, nos EUA, no Brasil ou em qualquer outro país, frequentemente resulta no fortalecimento e na vitória política e eleitoral da própria direita.

O evento, que contará com a participação da plateia, é gratuito. O registro da palestra será publicado posteriormente nos canais do SOS Brasil Soberano e do Senge RJ no YouTube.

📌 Serviço:
📍 Local: Senge RJ – Av. Rio Branco, 277, 17º andar, Cinelândia, Rio de Janeiro.
⏰ Data e horário: 20 de março (quinta-feira), às 18h.
👤 Formato: Presencial, com participação da plateia
💻 Reprodução: publicação posterior da palestra nos canais do SOS Brasil Soberano e do Senge RJ no YouTube.