SOBERANIA EM DEBATE
Propostas do MST para o próximo governo
Sexta-feira, 1o de abril, 17H
Uma das ações mais importantes empreendida no Brasil, nos anos 1980, o Movimento dos Trabalhadores sem Terra/MST se expandiu de forma organizada e é hoje referência de excelentes inciativas no país. Para além da luta pela reforma agrária, entre outras atividades, entrou na produção de produtos alimentícios essenciais e é considerado atualmente o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.
Detentor de cinco prêmios, nacionais e internacionais, como o recebido em 2021: Prêmio Esther Busser, de Justiça Social da OIT – Organização Internacional do Trabalho, pela atuação na defesa da classe trabalhadora, o MST está organizado em 24 estados e sob a sua orientação existem 450 mil famílias assentadas e 65 mil acampadas, segundo dados da coordenação nacional.
Em 2014, o Brasil saiu do mapa da fome, reduzindo a extrema pobreza através da criação de empregos de forma massiva aliada à adoção de programas sociais, como o Bolsa Família. Isso foi resultado do processo de mais de uma década, com resultados efetivos e satisfatórios.
E como reduzir hoje a fome, que voltou de forma brutal à vida de tantos brasileiros? Para responder a essa questão e falar das propostas a serem apresentadas ao próximo governo, a cientista social Kelli Mafort, integrante da Coordenação Nacional do MST, é a convidada da semana. Ela adianta que “para enfrentar a fome agora, o modelo não pode mais ser o mesmo”. Entendam porque, assistindo ao Soberania em Debate desta sexta-feira.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedora:
Kelli Mafort – Integrante da Coordenação Nacional do MST. Pedagoga, mestre e doutora em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Júlio de Mesquita, UNESP, Campus de Araraquara. Assentada da Reforma Agrária.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Agradecemos a divulgação.
Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano – (21) 98899-9919