SOBERANIA EM DEBATE
O que há por trás dos aumento$ do gás e da gasolina?
Sexta-feira, 08 de Outubro, às 17H
Desde outubro de 2016, a Petrobras adota a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula automaticamente o preço dos derivados nas refinarias ao comportamento do preço do produto em dólares no mercado internacional, acrescido dos custos de transporte e de uma taxa de 5%, para mitigar possíveis riscos. Assim, os preços no mercado interno passaram a ser definidos com base no comportamento do preço no mercado internacional, do câmbio e dos custos de transporte, sem nenhuma vinculação com os custos de produção nas refinarias nacionais.
O custo sobrou para a sociedade brasileira. O preço do Diesel, que foi subsidiado em parte do período em destaque, subiu mais que duas vezes acima do custo de vida; a gasolina A, mais de três vezes e o GLP (gás de cozinha), que afeta diretamente a renda do estrato mais pobre da população, cresceu 211,26% no período, enquanto o IPCA acumulou 23,63%.
O anúncio de mais um aumento de 8,89% sobre o diesel combustível na última quarta-feira (29/09/21), pela Petrobras, indignou a categoria. A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística – CNTTL; o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – CNTRC e a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores – ABRAVA, assinaram nota pública em defesa da ordem econômica e do consumidor brasileiro, afetados pela repercussão direta de preço e transporte, tendo por base os sucessivos aumentos de preço dos combustíveis e derivados de petróleo e gás natural, em especial.*
Para explicar o que estaria por trás desses aumentos considerados abusivos, o convidado desta sexta-feira é o ex-Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros/FUP, José Maria Rangel, reconhecido como uma das maiores lideranças nas lutas da categoria petroleira.
*Números e informações foram retirados do material (Aepet Direto) da Aepet/Associação dos Engenheiros da Petrobras.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedor:
José Maria Rangel – Formado em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF, foi Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros/FUP e Conselheiro de Administração da Petrobras eleito pelos trabalhadores. Nascido em Campos dos Goitacazes, aposentou-se ano passado como funcionário da Petrobras, após 35 anos exercendo o cargo de Técnico em Manutenção.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Agradecemos a divulgação.
Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
(21) 98899-9919