SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

O direito à cidade

SOBERANIA EM DEBATE

O DIREITO À CIDADE

Sexta-feira, 29 de julho, 17H

O desemprego atinge boa parte da população economicamente ativa e o Brasil vive nos dias atuais uma crise política, econômica, social e ambiental. Nas cidades, essa crise alcança seu mais alto nível, em razão do número de cidadãos profundamente afetados por ela. Segundo o Atlas da Violência, mais de 500 mil pessoas morreram assassinadas na última década. De cada 100 mortos com arma de fogo, 71 são negros jovens. E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país em feminicídio. A maior parte das mulheres mortas é negra.

“Nas periferias, e também em algumas áreas centrais antigas das grandes cidades, há uma superposição de indicadores sociais e econômicos que escancaram um cenário dantesco e explosivo: baixa renda, baixa escolaridade, maior taxa de homicídios, maior taxa de feminicídio, maior número de favelas, maior número de famílias chefiadas por mulheres ou idosos, maior informalidade no trabalho, maior taxa de desemprego…”

A análise é da arquiteta Ermínia Maricato, reconhecida por seu trabalho no campo do urbanismo e sua luta pela Reforma Urbana no Brasil. Ela é a convidada do Soberania em Debate desta sexta-feira.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedora:

 Ermínia Maricato – Arquiteta, urbanista, professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005). É coordenadora nacional da Rede BrCidades, cujo escopo é: “A  reconstrução democrática no Brasil vai exigir a produção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis”.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas). Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919