Soberania em Debate
O complexo industrial da saúde no Brasil
Quinta-feira, 25 de Maio – 16h
O Brasil é de fato o país com maior potencial para fazer a América Latina avançar em direção à autossuficiência na produção de insumos para a saúde?
O Brasil anunciou, mês passado, o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde com medidas para reduzir a dependência do país e assegurar o acesso universal à saúde. O evento interministerial informou também a criação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS).
A expectativa do Ministério da Saúde é que, em até dez anos, 70% das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em medicamentos, equipamentos, vacinas e outros materiais médicos passem a ser produzidos no país. Essa meta cumprida trará saúde, soberania e segurança.
Para falar do tema que põe o Brasil em destaque na América Latina, o convidado desta quinta-feira é o secretário executivo do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, o pesquisador Marco Nascimento.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedor:
Marco Nascimento – Servidor do Ministério da Saúde, pesquisador e secretário executivo do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Entre outros, participou do Webinar “Quebra de patentes na Covid 19: Histórico e Contexto Econômico”, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 988999919
Arte – Ana Terra