SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Não foi fornecido um URL válido.

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Não foi fornecido um URL válido.

III Simpósio SOS Brasil Soberano ganha alcance nacional pelas redes sociais

""O III Simpósio SOS Brasil Soberano, que discutiu os impactos de reformas estruturais no país – as regressivas e as progressistas –, em Belo Horizonte (MG), registrou um "alcance" de cerca de 200 mil pessoas e 64.869 "visualizações" de pessoas que acompanharam na íntegra ou parcialmente as transmissões do evento ao vivo, pelas redes sociais (Tijolaço, Mídia Ninja, SOS Brasil Soberano). Realizado no último dia 8 de junho, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o encontro integra o movimento SOS Brasil Soberano, série de simpósios que vem pecorrendo várias capitais para debater um projeto nacional que vença a crise e abra novas perspectivas de desenvolvimento econômico e social. As propostas consolidadas nos encontros se articulam diretamente com o Plano Popular de Emergência, elaborado pela Frente Brasil Popular, com dez medidas fundamentais para a reconstrução do país, a ser lançado no Rio nesta segunda-feira (12).

""

“Estamos vivendo uma fase do Brasil sem precedente na história; as instituições estão derretendo”, alertou na abertura do evento o presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, para quem “o que está em jogo é a luta de classes”, uma tentativa de retroceder o país à década de 30. “A população, a periferia, tem 14 milhões de desempregados pensando no que vai comer amanhã. Mas não se iludam: essa população vai para a rua, não vai aceitar as coisas de forma passiva. E as ruas sempre foram nossas – vamos ao bom combate”.

""

Para o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio dos Santos, as propostas dos grupos que articularam o golpe dissolvem a ideia de nação. “Como um povo sem direitos pode ser uma nação?”, questionou. “Nossa tarefa é participar e ajudar na discussão da organização política e social das pessoas, para ter um programa e levá-lo adiante, sem ilusões de conciliação. A nossa oligarquia não tem o menor interesse no povo. Essa travessia não é tranquila nem fácil. Teremos que construí-la com muita vontade, muito empenho e muita dor também.”

O SOS Brasil Soberano é uma iniciativa do Senge-RJ, ao lado da Fisenge. Em Belo Horizonte, o III Simpósio contou com patrocínio do Senge-MG. O I Simpósio SOS Brasil Soberano foi realizado no Rio de Janeiro, no dia 31 de março; o II, em Salvador, no dia 27 de abril, com o Senge-BA e outros apoiadores. A quarta edição está marcada para Curitiba, no dia 14 de julho.