O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral lança nesta sexta-feira (17) o livro "Eleições e propaganda – como funcionam em 16 lições e mais uma", no Clube de Engenharia, no Rio, a partir das 18h.
O autor trata da propaganda política (que se trava permanentemente, inclusive mediante o marketing comercial) como gênero, e da propaganda eleitoral como aquela espécie restrita às campanhas eleitorais, seu processo, seus condicionantes e suas limitações, mas, igualmente, suas técnicas e seus recursos. Em 16 lições Roberto Amaral se debruça sobre a realidade – seu objeto são a política real e a propaganda real, como são praticadas entre nós e não como deveriam ser –, para poder construir um guia útil para candidatos e eleitores.
Sua análise se baseia na teoria disponível, mas sua fonte primordial são os fatos históricos, os casos consagrados seja como sucesso, seja como fracasso. Suas reflexões, assim, são o desenvolvimento da análise da experiência acumulada.
Há ainda uma 17ª lição, exatamente a última, quando o autor assume o papel de teórico da política e, conhecida a realidade assim como ela é, oferece aos seus leitores uma análise crítico-propositiva de um projeto de propaganda política, ou de projeto político que considere aqueles valores comumente desconsiderados pela propaganda (toda ela) e pelo marketing político. Fala da política e da propaganda como poderiam/deveriam ser.
Fecha este livro um ensaio sobre o discurso, a matéria-prima do candidato e da campanha política.
O autor examina a propaganda política tanto do ponto de vista do emissor – candidatos, partidos, grupos de interesse – quanto do receptor, ou público-alvo, a população de um modo geral e o eleitorado. Este, aquele segmento específico que o marketing procura conquistar, por vezes sem observar condicionantes éticos.
"Eleições e propaganda – como funcionam em 16 lições e mais uma"
Lançamento
17 de agosto
A partir das 18h30
Clube de Engenharia – Avenida Rio Branco 124/22º andar – RJ