No dia 12 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h, o Ciclo Radiografias do Fascismo abordará um tema que se confunde com a própria história de um país construído por quatro séculos de escravidão e que é um traço indissociável do fascismo: o racismo.
Para tratar do assunto, a série de palestras do projeto SOS Brasil Soberano, do Senge RJ, receberá o vereador, ex-deputado federal e ministro da Igualdade Racial, Edson Santos (PT-RJ), que falará sobre a relação simbiótica entre a extrema-direita e a discriminação racial.
Forte traço do neofascismo no Brasil, o racismo também está presente na extrema-direita em todo o mundo desde que os primeiros ovos da serpente chocaram. De Hitler a Netanyahu, passando por Trump e Bolsonaro – que comparou quilombolas a gado no famoso discurso na Hebraica, em 2017 -, segue sendo um dos maiores problemas sociais do planeta e está entranhado nos mecanismos de poder do Brasil desde sempre.
Declarado ou não, e comumente (mal) velado, o racismo tem a sua digital em cada ato e pensamento da ideologia que cresce e se alimenta da divisão, exclusão, desigualdade e opressão.
A quinta palestra do ciclo acontecerá no auditório do Senge RJ, aberta ao público, e será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do SOS Brasil Soberano. O Senge RJ fica na Av. Rio Branco, 277, 17º andar.
Veja também as palestras anteriores do ciclo: